Muito ativo na contratação de reforços, o Cruzeiro também tem dinheiro entrando em seus cofres pela venda de atletas: nesta segunda-feira (20), o Copenhagen, da Dinamarca, anunciou de forma oficial a compra dos direitos em definitivo do atacante Robert, de 19 anos, revelado na base celeste.

"O contrato de empréstimo de Robert Silva ao F.C. Copenhague será convertido em um acordo permanente de cinco anos que vai até dezembro de 2029. O extremo brasileiro ingressou no Copenhagen no verão passado vindo do Cruzeiro com um contrato de empréstimo de um ano com opção de compra, já desencadeada pelo Copenhagen", anunciou o clube por meio de seu site oficial.

Na publicação, os valores da negociação não foram divulgados, mas a reportagem de O TEMPO Sports apurou que o Cruzeiro receberá cerca de 2,8 milhões de euros (R$ 18 milhões) e ainda manterá 15% dos direitos econômicos do atleta, já pensando também em uma eventual futura negociação.

No ano passado, pelo empréstimo de Robert, o Cruzeiro já havia recebido R$ 2 milhões. O contrato de empréstimo iria até julho deste ano, mas o Copenhagen resolveu se antecipar e já exercer o direito de compra dos direitos do atacante, que tinha vínculo com a Raposa até o final de 2027.

"Estou feliz e orgulhoso por ter conseguido convencer os treinadores e o diretor esportivo a me manterem aqui em Copenhague. Os primeiros seis meses foram muito melhores do que eu poderia ter sonhado. Eu esperava que demorasse um pouco mais me acostumar com um novo estilo de jogar e ficar longe do Brasil e da minha família", afirmou Robert ao site do clube.

"Agora tenho que continuar meu desenvolvimento como jogador, mas também trabalhar mais para me encaixar ainda melhor na equipe, nas táticas e no jogo na Europa. 2025 deve trazer mais gols, mais assistências, mais dribles e mais sorrisos para mim", acrescentou o agora ex-atacante do Cruzeiro.

Precoce

Mineiro de Pirapora, Robert chegou ao Cruzeiro em 2019, inicialmente para atuar na equipe sub-14. Rapidamente se destacou e foi 'queimando etapas', até chegar no time sub-20, sempre atuando em categorias acima de sua idade. 

Logo começou a ganhar oportunidades também no time principal do Cruzeiro. No total, foram 30 jogos oficiais pela Raposa, com um gol e uma assistência.

Agora, pelo Copenhagen, Robert já marcou três gols e deu três assistências em 17 partidas.