Eliminado do Mineiro, o Cruzeiro deve recorrer a jogos-treinos para que o técnico Leonardo Jardim busque acertar a equipe durante o período de mais de um mês sem compromissos oficiais.
Como foi batido pelo América, nos pênaltis, na semifinal do Estadual, no sábado (22), e só entra na disputa da Copa do Brasil a partir da terceira fase, o time celeste só voltará a campo de forma oficial no final de março.
O primeiro duelo do Cruzeiro será contra o Mirassol, na primeira rodada do Brasileirão. Inicialmente, a partida está prevista para o dia 30 de março, em horário ainda a ser definido, mas a data ainda pode ser remanejada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Até lá, a Raposa terá praticamente cinco semanas livres. Neste período, Leonardo Jardim tentará corrigir os erros apresentados pela equipe, em especial no setor defensivo, vazado em todos os últimos nove jogos que disputou.
Além das atividades na Toca da Raposa, a diretoria celeste pode optar pela marcação de jogos-treinos. Foi o que ocorreu, por exemplo, em 2023, quando o clube contratou o também português Pepa.
Naquela ocasião, Pepa fez sua estreia no comando da Raposa justamente em um amistoso com o Red Bull Bragantino, enquanto o clube também não tinha compromissos oficiais marcados.
Agora, a questão passa a fazer parte do planejamento celeste. E há alguns possíveis adversários 'disponíveis'.
O caso mais direto é o do Botafogo, que, assim como a Raposa, ficou fora das fases finais do Estadual. O time carioca tem pela frente apenas o jogo de volta da Recopa Sul-Americana, diante do Racing, na próxima quinta (27). Depois, também só volta a atuar na primeira rodada do Brasileirão.
Além do Botafogo, o Cruzeiro só teria como 'possíveis' adversários para jogos-treinos no momento equipes que disputarão a Série B do Brasileiro.
A Ponte Preta, por exemplo, mesmo tendo feito a quarta melhor campanha geral na primeira fase, acabou fora das quartas de final do Paulistão, em função do regulamento.
Outra opção seria um 'duelo' local, diante do Athletic. A equipe de São João del Rei entra em campo amanhã, para enfrentar o Barcelona, de Ilhéus, fora de casa, pela Copa do Brasil, mas depois só tem primeiro compromisso oficial marcado para o início de abril, na primeira rodada da Série B do Brasileiro.
Até o momento, a diretoria celeste ainda não se manifestou a respeito da marcação dos possíveis jogos-treino.