Foi com direito a susto, mas o Cruzeiro estreou com pé direito no Brasileirão ao vencer o Mirassol por 2 a 1 neste sábado (29), no Mineirão. O resultado marcou o primeiro triunfo sob o comando do técnico Leonardo Jardim. E se a torcida celeste pode perceber evolução da equipe após o período de 'intertemporada' forçada depois da eliminação na semifinal do Mineiro, também teve motivos para se preocupar com a repetição de erros no setor defensivo e baixa eficiência do meio-campo.

Para começar a partida, Jardim manteve a base da equipe que empatou com o Red Bull Bragantino, mas optou por Kaiki no lugar de Villalba na esquerda e teve que lançar o paraguaio Gamarra na zaga no posto do gripado Jonathan Jesus.

Com Dudu, Wanderson, Gabigol e Kaio Jorge formando o setor ofensivo, o Cruzeiro partiu pra cima desde o início, pressionando o adversário, que acabava 'rifando' a bola

Tendo em William o principal apoio ao ataque, o Cruzeiro abriu o placar aos 13. O lateral cruzou da direita e Dudu aparece livre no segundo pau para mandar para as redes.

A Raposa ampliou pouco depois. Aos 21, em novo cruzamento de William, Gabigol se infiltrou entre os zagueiros na área e bateu bonito para superar Muralha.

Entretanto, o que se desenhava como uma vitória tranquila da Raposa se transformou em um jogo perigoso. Atrás no placar, o Mirassol se lançou mais ao ataque. E evidenciou as falhas celestes.

SUSTOS

O time paulista, que estreia na elite do Brasileiro, assustou em chegadas com Chico e Clayson. Com os dois volantes amarelados (Matheus Henrique e Walace), a defesa celeste ficou mais exposta. Pra piorar, Gamara cometeu pênalti em Danielzinho. Entretanto, na cobrança de Reinaldo, Cássio evitou o gol, levantando a torcida.

Mas o alívio durou pouco: nos acréscimos, aproveitando sobra de bola, Clayson lançou na área e Lucas Ramon desviou de cabeça, tirando do alcance de Cássio.

Na segunda etapa, o Cruzeiro voltou com Lucas Romero na vaga do amarelado Wallace. Só que logo aos três, Romero também é advertido com cartão pela arbitragem após falta dura em Danielzinho no meio campo.

O jogo seguiu mais aberto, mas com o Cruzeiro tendo dificuldade para armar as jogadas ofensivas. Tanto que a torcida pediu pela entrada de Matheus Pereira. E foi 'atendida' por Jardim.

O treinador também buscou proteger um pouco mais o resultado, mandando Lucas Silva a campo na vaga de Wanderson.

Com as alterações promovidas pelos treinadores, o jogo foi ficando cada vez mais aberto. Mas ambas equipes falhavam na conclusão.

O 'frio na espinha' da torcida se manteve em função de contra-ataque do Mirassol, mas o melhor deles foi desperdiçado pelo ex-cruzeirense Matheus Davó, que havia entrado pouco antes.

Ao apito final, festa da China Azul no Mineirão pela vitória, mas ainda com uma dose de preocupação para a sequência da equipe na temporada, que já terá novo desafio na terça (1º), quando o time estreia na Copa Sul-Americana diante do Unión Santa Fe, na Argentina.

 

FICHA TÉCNICA

Cruzeiro 2x1 Mirassol

Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Gamarra e Kaiki; Walace (Lucas Romero), Matheus Henrique e Dudu (Marquinhos); Wanderson (Lucas Silva), Gabigol (Bolasie) e Kaio Jorge (Matheus Pereira). Técnico: Leonardo Jardim

Mirassol
Muralha; Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Reinaldo; Neto Moura (Fabrício Daniel), Danielzinho e Chico (Matheus Davó) ; Iury Castilho (José Aldo), Maceió (Édson Carioca) e Clayson (Luiz Felipe). Técnico: Rafael Guanaes


Motivo: 1ª rodada Brasileirão 2025
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Gols: Dudu, 13; Gabigol, 21; Lucas Ramon, 47 do 1º
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Auxiliares:  Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Matheus Henrique, Walace, Lucas Romero, Cássio (C); Reinaldo, Édson Carioca (M)
Público: 40.837
Renda: R$ 2.089.452,00