'Escanteado' no Cruzeiro no final da temporada passada, o zagueiro Zé Ivaldo se reencontrou no Santos, time cuja estrela é Neymar. Titular do clube, presente na semifinal do Campeonato Paulista, o jogador tem mostrado que ainda pode jogar em alto nível entre os principais times do Brasil.
Dos 13 jogos do Peixe no estadual, Zé esteve presente em 11, sendo titular em 10, o que demonstra confiança por parte do técnico Pedro Caixinha. Nos últimos três jogos, a equipe alvinegra, cuja zaga também é composta pelo ex-cruzeirense Gil, não levou gols – já o goleiro é Gabriel Brazão, outro com passagem pela Toca.
Frustração
Considerado titular do Cruzeiro em 2024, Zé Ivaldo, de 28 anos, foi tirado dos considerados 11 iniciais pelo então treinador Fernando Diniz. Logo em sua apresentação no Santos, o defensor abriu o jogo sobre o fato.
"Eu tive a oportunidade de trabalhar com ele no Athletico, e isso facilitou um pouco, pois eu já sabia a ideia dele de jogo. Joguei dois jogos no Cruzeiro e depois ele me tirou do time sem dar explicações. Mas não tenho rancor e nem raiva.", lembrou o jogador.
Apesar de haver indícios de que não ficaria na Toca da Raposa, Zé Ivaldo contou que ficou surpreso quando soube que não seria aproveitado em 2025. Ele ainda tem contrato com a SAF mineira até dezembro de 2026, e foi emprestado ao Peixe até o dezembro de 2025 com opção de compra.
"Fiquei surpreso, pois estava de férias e meu empresário me ligou dizendo que não estaria nos planos do Cruzeiro para este ano. Fiquei tranquilo, pois sabia que teria a oportunidade em outros clubes. Lá eu fiz história e quero fazer história aqui também", explicou.
Zé teve sua primeira passagem com a camisa estrelada em 2022, quando foi emprestado pelo Athletico e foi um dos destaques da Série B. Retornou em 2024, de forma definitiva, quando também foi titular, mas perdeu espaço no final da temporada para Lucas Villalba.
Deixou a Raposa com 83 jogos, cinco gols e três assistências. Em compensação, o clube de Pedro Lourenço contratou os zagueiros Fabrício Bruno e Mateo Gamarra.