Um dos principais treinadores do futebol brasileiro entre os anos 1990 e a primeira década do século XXI, Vanderlei Luxemburgo celebra neste sábado 73 anos. Com passagens por alguns dos gigantes do futebol brasileiro, a seleção brasileira e até no Real Madrid, o comandante teve um momento marcante com a camisa do Cruzeiro, que fez questão de parabenizar o técnico em suas redes sociais.

"Com três passagens pelo Cruzeiro e técnico da Tríplice Coroa, em 2003, Vanderlei Luxemburgo comemora mais um ano de vida! Saúde e muitas felicidades, Pofexô!", publicou o clube celeste.

Hoje é aniversário do Luxa! 🦊🥳

Com três passagens pelo Cruzeiro e técnico da Tríplice Coroa, em 2003, Vanderlei Luxemburgo comemora mais um ano de vida! Saúde e muitas felicidades, Pofexô! 💙 pic.twitter.com/SgqGmZKf0p

— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) May 10, 2025

 

A primeira - e mais marcante - passagem de Luxemburgo no Cabuloso começou em 2002. No ano seguinte, com um elenco comandado pelo meia Alex e outros grandes jogadores, Luxa levou a Raposa à conquista do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro - o primeiro da era dos pontos corridos - levando o clube à conquista inédita da Tríplice Coroa.

Em 2004, com o status de campeão brasileiro e com estrelas como Rivaldo no elenco, o time teve um mal desempenho no início da temporada e Luxemburgo deixou a Raposa em fevereiro daquele ano.

A segunda passagem do treinador pelo Cruzeiro aconteceu em 2015. Após deixar o Flamengo, o 'pofexô' desembarcou novamente na Toca da Raposa em junho daquele ano. Porém, pouco mais de dois meses após assumir o cargo, Luxemburgo foi demitido depois de derrota para o Santos no Mineirão.

A terceira e última passagem de Vanderlei Luxemburgo no Cruzeiro aconteceu em um dos piores momentos da história do clube celeste. Em agosto de 2021, com o clube amargando sua segunda temporada na Série B e ameaçado de cair para a terceira divisão, Luxa substituiu o técnico Mozart no comando da equipe.

Apesar de um bom início, afastando o time das últimas posições na tabela, o treinador não conseguiu um grande desempenho com a equipe, que ainda permaneceria na segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Em novembro de 2021, Luxa renovou seu contrato com o clube até o fim de 2023. Porém, no mês seguinte o clube celeste rescindiu o contrato do treinador, marcado - até aqui - a última passagem de Vanderlei Luxemburgo na Toca da Raposa.