Um dos grandes ídolos da história do Cruzeiro ficará com seu nome eternizado na Toca da Raposa I. O ex-zagueiro Wilson Piazza foi homenageado pelo clube estrelado na tarde desta segunda-feira (30), no CT da base e do time feminino. Um dos campos do local agora se chama Campo Piazza.
Um dos campos da Toca da Raposa I agora homenageia o ídolo do Cruzeiro Piazza. Créditos: Cruzeiro Esporte Clube / Divulgação
Na cerimônia, Piazza ganhou uma placa comemorativa e as novas camisas azul e branca personalizadas com seu nome. O vice-presidente do Cruzeiro, Pedro Júnior, o diretor das categorias de base, Adilson Batista, e o técnico Leonardo Jardim entregaram os presentes para o ex-zagueiro campeão brasileiro contra o Santos de Pelé, em 1966, e campeão do mundo com a seleção brasileira, em 1970.
A homenagem acontece um dia após a despedida de Piazza dos gramados completar 48 anos. A última partida do ídolo cruzeirense foi no dia 29 de junho de 1977. No total, Piazza disputou 566 jogos, com 42 gols marcados.
Piazza é natural de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. Após se mudar para BH para estudar, começou no futebol jogando pelo Estrela, time de várzea da capital. No início da década de 1960, recebeu sua primeira chance no Renascença e se destacou pela entrega dentro de campo e por nunca desistir de jogadas.
Em 1964, chamou a atenção do Cruzeiro, que o contratou. Piazza foi destaque do time na campanha da Taça Brasil de 1966. Na decisão, foi o responsável por marcar de perto o Rei do Futebol, Pelé, ajudando a Raposa a conquistar o título de campeão diante do Santos.