O duelo dicontra o Fluminense nesta quinta-feira (17), pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, vale a liderança da competição para o Cruzeiro. Mas além do Tricolor das Laranjeiras, o time celeste terá pela frente dois tabus a serem quebrados. Um deles é relacionado ao próprio Fluminense. O outro tem a ver com o local da partida. 

O Maracanã será o palco do embate entre Fluminense e Cruzeiro. E vencer no estádio desde que ele foi reinaugurado é uma missão que tem se mostrado extremamente difícil para a equipe estrelada. Desde que o Maraca foi reaberto após as reformas para a Copa do Mundo de 2014, a Raposa jogou lá 22 vezes, e os números são bem negativos. 

Apenas uma vez a Raposa saiu do estádio vencedora após a reinauguração: fez 2 a 0 no Flamengo pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, em 2018. Nos outros 21 jogos, foram 15 derrotas do Cruzeiro no Maracanã, além de seis empates. O aproveitamento é de 41%. 

Fluminense 

Se jogar no Maracanã tem sido complicado para a Raposa, enfrentar o Fluminense no estádio também é algo que anda difícil para a Raposa. A última vitória da equipe estrelada sobre o Tricolor no Maracanã foi em 2008, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro daquele ano: 3 a 1, com gols de Guilherme, Fabrício e Wagner – Washington descontou para o Fluminense.  

Desde então, foram 11 duelos entre as duas equipes no local, com oito derrotas do Cruzeiro e três empates. Nos últimos três jogos contra o Tricolor no Maracanã, inclusive, a Raposa soma três derrotas.