O goleiro Fábio, do Fluminense, está a um jogo de se tornar o atleta de futebol com mais partidas disputadas na história. O arqueiro - que fez história também no Cruzeiro onde é um grande ídolo -  pode alcançar o recorde neste sábado (16), contra o Fortaleza.

O goleiro Fábio vai completar 1.390 jogos disputados na carreira neste sábado, igualando a marca do goleiro inglês Peter Shilton, que disputou duas Copas do Mundo. Foi Shilton quem disputou a bola e sofreu o gol histórico de Maradona na Copa de 1986, que ficou eternizado como 'a mão de Deus'.


Fábio deve ser o titular na meta do Fluminense neste sábado (16), no confronto de tricolores contra o Fortaleza, no Maracanã, e igualar o recorde. Nas próximas rodadas, Fábio pode se isolar como o atleta com mais jogos disputados na história do futebol.


Aos 44 anos - ele faz 45 em setembro - , segundo contagens oficiais, Fábio soma 1.389 partidas no total, sendo 976 pelo Cruzeiro, 233 pelo próprio Fluminense, 150 pelo Vasco e 30 pelo União Bandeirante.

Já os números de Shilton são chancelados pelo Guinness World Records, que chegou a premiar o goleiro em seu site oficial, e o IFFHS, principal instituto de registro estatístico do futebol.


A lista de atletas com mais jogos na história do futebol ainda conta com outro brasileiro: Rogério Ceni, com 1265 jogos por Sinop-MT, São Paulo e seleção brasileira. O goleiro tcheco Frantisek Plánicka e Cristiano Ronaldo completam o top 5, com o português sendo o único 'intruso' entre quatro goleiros.