Definido

Apoiado por Ronaldo, Lidson Potsch é eleito o novo presidente do Cruzeiro

Eleições ocorreram tranquilamente no clube do Barro Preto, em Belo Horizonte

Por Gabriel Moraes e Raphael Nobre
Publicado em 26 de outubro de 2023 | 21:45
 
 
 
normal

Após mais de seis horas de votação, foi conhecido, na noite desta quinta-feira (26/10), quem será o presidente da associação do Cruzeiro pelo triênio 2024/2026. O médico Lidson Potsch, vice do atual mandatário, Sérgio Santos Rodrigues, foi o escolhido pela maioria dos membros do Conselho Deliberativo.

Um de seus maiores desafios será honrar os pagamentos do Plano de Recuperação Judicial do clube – dívida é de aproximadamente R$ 500 milhões. A associação ainda possui 10% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), gerida por Ronaldo Nazário desde dezembro de 2021.

E por falar no Fenômeno, Lidson era o candidato apoiado pelo 'patrão' e pelo seu principal investidor, o empresário e também conselheiro Pedro Lourenço. Ao todo, compareceram para votar no Parque Esportivo do Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte, 418 conselheiros.

Por volta das 21h40, durante a apuração da última das três urnas, constatou-se que a chapa do concorrente, Ronaldo Granata, já não alcançaria a outra. Assim, começaram as comemorações, em especial a de Rodrigues. Também houve foguetório na rua.

"Ele (Ronaldo Nazário) aceitou esse desafio enorme que foi pegar uma dívida de R$ 1,1 bilhão. A associação está praticamente saneada, com dívidas tributárias e trabalhistas bem equilibradas. Agora é trabalhar pelo futuro do Cruzeiro", disse o novo presidente à imprensa.

Votos

  • Lidson: 234
  • Granata: 178
  • Nulos: 6

Chapas

A Cruzeiro Consciente é encabeçada por Lidson Potsch, tendo como vices Clemenceau Chiabi e Waldeyr Estevão. Ele promete "buscar a eficiência administrativa, desenvolvimento e sustentabilidade dos clubes de lazer; ter uma administração pautada pela ética, integridade e transparência", informou.

A outra era De Palestra a Cruzeiro, que tinha como candidato a presidente Ronaldo Granata, seguido por Antônio Carlos Cruvinel e Nagib Geraldo Simões. Outro conselheiro nato, Granata também tem histórico na presidência da Raposa.

Ele era vice de Wagner Pires de Sá durante a maior crise da história do clube. Renunciou após os escândalos de 2019. Já Simões, um de seus vices, presidiu o Conselho Deliberativo entre janeiro de 2021 e abril de 2022, quando também renunciou ao cargo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!