Comunicado oficial

Botafogo critica Cruzeiro e Confiança com público e pede isonomia na Série B

Clube carioca foi o primeiro a manifestar-se de forma contrária ao jogo da Raposa nesta sexta, o primeiro dos torneios nacionais com torcida

Por Josias Pereira
Publicado em 19 de agosto de 2021 | 17:26
 
 
 
normal

O Botafogo emitiu um comunicado oficial criticando a realização do jogo entre Cruzeiro e Confiança nesta sexta-feira (20), às 21h30, com torcida no Mineirão, pela abertura do returno da Série B. O clube carioca vê a situação como um privilégio, uma vez que a maioria dos times da segundona ainda não contam com tal tipo de autorização das autoridades. 

De acordo com o Botafogo, a situação ainda coloca em xeque a segurança jurídica do torneio nacional, já que abre um precedente grave que vai contra a isonomia da competição. 

"O posicionamento é direto e claro: o Botafogo é contra qualquer tipo de privilégio e exceção que não atenda a totalidade dos clubes. O princípio da isonomia é um pilar fundamental e que deveria ser uma premissa inabalável quando se trata de uma competição", apontou o Botafogo em comunicado. 

"Permitir o desequilíbrio esportivo é inaceitável, além de uma ameaça à segurança jurídica do torneio. Ter que abordar este tema é um retrocesso histórico que nos leva a reflexões sobre o produto futebol brasileiro. Desigualdades, distorções, benefícios especiais e falta de critério colocam em xeque o modelo e o produto, impactando diretamente na performance da indústria do futebol", acrescentou o clube carioca. 

Para a partida entre Cruzeiro e Confiança, o Cruzeiro possui a autorização da prefeitura de Belo Horizonte para contar com 30% de público. Os ingressos já vêm sendo comercializados e destinados aos torcedores, que também precisam de testes negativos de COVID impressos para poderem acessar o Mineirão. O Cruzeiro será o primeiro clube do futebol brasileiro a contar com torcida em um jogo de um torneio nacional, adiantando-se, inlusive, à Copa do Brasil, que é, de acordo com a CBF, a primeira competição que terá o teste de protocolo. A entidade que rege o futebol nacional mostrou-se contrária à situação celeste, mas pelo fato do time possuir uma liminar e a venda já ter sido iniciada, uma decisão legal contra o evento acabou tornando-se inviável. 

Veja abaixo a nota do Botafogo: 

"O Botafogo de Futebol e Regatas vem a público se manifestar sobre a iminente realização de partida com a presença de torcida no Campeonato Brasileiro Série B.

O posicionamento é direto e claro: o Botafogo é contra qualquer tipo de privilégio e exceção que não atenda a totalidade dos clubes. O princípio da isonomia é um pilar fundamental e que deveria ser uma premissa inabalável quando se trata de uma competição.

Permitir o desequilíbrio esportivo é inaceitável, além de uma ameaça à segurança jurídica do torneio.

Ter que abordar este tema é um retrocesso histórico que nos leva a reflexões sobre o produto futebol brasileiro. Desigualdades, distorções, benefícios especiais e falta de critério colocam em xeque o modelo e o produto, impactando diretamente na performance da indústria do futebol.

O Botafogo está acompanhando com atenção as determinações das autoridades sobre o retorno de público. O Clube defende que ocorra de forma segura e isonômica, atendendo as orientações das autoridades sanitárias e considerando a realidade dos estados e municípios envolvidos na competição, com um denominador comum entre todas as agremiações participantes."

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!