Enfim chegou a hora! Três semanas após ser batido pelo Remo, em Belém, no duelo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, o Cruzeiro quer dar o troco na equipe paraense nesta quinta-feira (12), no Independência, às 19h30, para confirmar a boa fase, garantir uma bolada nos cofres celestes e seguir vivo na luta pelo sétimo título do torneio. E para cumprir a 'missão' terá um incentivo extra: a presença do 'patrão' Ronaldo no estádio.

Como foi derrotado por 2 a 1 na primeira partida, o Cruzeiro precisa precisa vencer por dois gols de diferença para se garantir nas oitavas de forma direta. Caso vença por um gol, a definição do classificado será na cobrança de pênaltis. O vencedor do duelo receberá da CBF uma premiação de R$ 3 milhões, fundamental para ajudar o clube celeste neste momento de crise financeira em que se encontra. 

Até mesmo pela importância do confronto, Ronaldo, dono de 90% das ações da SAF Cruzeiro, confirmou presença na 'decisão'. O Fenômeno e sua equipe têm desembarque em BH programado para a manhã desta quinta-feira (12).  

Assim como o 'chefe', a torcida celeste também marcará presença em peso. Todos os ingressos disponíveis para o confronto foram vendidos. Desta forma, a China Azul deve voltar a transformar o Independência em um "caldeirão", como já havia feito na partida contra o Grêmio, no último domingo (8).

Um dos jogadores mais acionados por Pezzolano na temporada, o volante Willian Oliveira destaca a importância do apoio da torcida.  "É essencial. Tem uma força muito grande. Nosso torcedor vem nos apoiando muito positivamente e isso é de extrema importância. Agradeço por estarem conosco em busca dos nossos objetivos".

O volante prevê dificuldades diante do Remo, mas mostra confiança na conquista da vaga, mesmo com pouco tempo de trabalho em campo nos últimos dias. "Sabemos da dificuldade que é o jogo. É um campeonato diferente. Temos que colocar em prática aquilo que a gente vem fazendo no dia a dia. Jogamos a pouco tempo, tivemos dois dias de descanso, mas é mais no mental mesmo, mais na conversa. Vamos para esse desafio. Sabemos que a equipe do Remo é uma equipe qualificada e vai ser um grande jogo, um jogo muito bom".

Em relação ao primeiro jogo, o Cruzeiro terá uma equipe bem diferente em campo, já que o time terá ao menos seis mudanças. O zagueiro Eduardo Brock, que cumpria suspensão, e o atacante Edu, que estava contundido, têm presença certa. Nas laterais, Geovane e Bidu devem ocupar as posições que foram de Rômulo e Rafael Santos. No ataque também estará Luvannor, que ainda não havia estreado pela Raposa quando do primeiro jogo em Belém.

A única dúvida da escalação do Cruzeiro está no meio campo. Como Neto Moura não pode atuar (já defendeu o Mirassol na competição), Pezzolano pode optar pela entrada de um dos pratas da casa: Adriano ou Miticov. Pedro Castro e Fernando Canesin correm por fora.

Desta forma, o Cruzeiro deve entrar em campo com Rafael Cabral; Eduardo Brock, Oliveira e Zé Ivaldo; Geovane, Willian Oliveira, Adriano (Canesin) e Matheus Bidu; Jajá, Edu e Luvannor.

Para carimbar a vaga, o Cruzeiro terá necessariamente que quebrar um tabu. No histórico do confronto entre as equipes, foram 13 jogos, sendo apenas duas vitórias da Raposa, quatro empates e sete vitórias do Leão. A última vitória do Cruzeiro sobre o Remo foi na primeira fase da Copa Brasil – antigo nome do Brasileirão – no já distante ano de 1979.

Outro lado

Mesmo tendo a vantagem de poder jogar pelo empate diante do Cruzeiro para avançar às oitavas da Copa do Brasil, o técnico Paulo Bonamigo, do Remo, chega sob pressão dos últimos maus resultados na Série C do Brasileiro.

Para complicar ainda mais, o time terá desfalques. Titulares da equipe, o lateral direito Ricardo Luiz (contundido) e o atacante Rodrigo Pimpão (que já defendeu o Operário na competição), não poderão atuar.

Até entre os reservas há desfalques: o lateral direito Rony, que se recupera de lesão na coxa, e o lateral-esquerdo Renan Castro, que se recupera de cirurgia de apendicite. 

Para o ataque, Bonamigo deve optar entre Vanílson e Fernandinho. Na lateral, o zagueiro Kevem deve seguir improvisado.


FICHA TÉCNICA

Cruzeiro x Remo

Cruzeiro
Rafael Cabral; Eduardo Brock; Oliveira e Zé Ivaldo; Geovane, Willian Oliveira, Adriano (Canesin) e Matheus Bidu; Jajá, Edu e Luvannor
Técnico: Paulo Pezzolano

Remo
Vinícius; Kevem, Daniel Felipe, Marlon e Leonan; Anderson Uchôa, Paulinho e Vanílson; Bruno Alves, Fernandinho e Brenner
Técnico: Paulo Bonamigo


Motivo: jogo de volta terceira fase Copa do Brasil 2022
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Horário: 19h30
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-SP)
Transmissão: Rádio Super 91.7 FM e Amazon Prime