Associação

Conselheiros do Cruzeiro elegem nesta quinta seu novo presidente; saiba tudo

São duas chapas, lideradas por velhos conhecidos da China Azul

Por Gabriel Moraes
Publicado em 26 de outubro de 2023 | 08:15
 
 
 
normal

Esta quinta-feira (26/10) será um dia decisivo para o futuro do Cruzeiro. Os conselheiros do clube votarão qual será a nova presidência da associação pelos próximos três anos — ela ainda possui 10% de participação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), gerida por Ronaldo Nazário.

Inclusive, apesar de a associação ter ficado em segundo plano nos últimos tempos, Fenômeno fez questão de mostrar que o assunto ainda o interessa. Ele afirmou, publicamente, apoio a uma das chapas concorrentes, a da 'situação', cujo candidato a presidente é o atual vice de Sérgio Santos Rodrigues.

A Cruzeiro Consciente é encabeçada por Lidson Potsch, tendo como vices Clemenceau Chiabi e Waldeyr Estevão. Médico e conselheiro nato há décadas, ele promete "buscar a eficiência administrativa, desenvolvimento e sustentabilidade dos clubes de lazer; ter uma administração pautada pela ética, integridade e transparência", informou.

Além disso, sua chapa almeja manter boas relações com o futebol celeste, que possui participação de outro conhecido conselheiro: o empresário Pedro Lourenço. Potsch também promete cumprir com o Plano de Recuperação Judicial — são cerca de R$ 500 milhões a serem pagos a credores.

Outro conselheiro nato, Granata também tem histórico na presidência da Raposa. Ele era vice de Wagner Pires de Sá durante a maior crise da história do clube. Renunciou após os escândalos de 2019. Já Nagib Simões, um de seus vices, presidiu o Conselho Deliberativo entre janeiro de 2021 e abril de 2022, quando renunciou ao cargo.

Em documento enviado aos conselheiros, a chapa afirmou que atuará apoiada em seis pilares: "apoio à SAF; gestão técnica e transparente; reestruturação dos clubes; desenvolvimento do esporte especializado; valorização dos grupos sociais; e incentivo à modernização do estatuto".

Eleições

A votação ocorrerá de 15h (de Brasília) às 20h30, no Clube do Cruzeiro, no Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A nova presidência será definida ainda nesta quinta, após apuração e maioria simples dos votos dos conselheiros integrantes do quadro de beneméritos, natos e efetivos, com mandatos em vigor até dezembro deste ano.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!