Atacante 'vetado'

Cruzeiro aguarda resposta da FIFA sobre punição de Henrique Dourado; entenda

Cruzeiro ainda não teve retorno da FIFA se punição levada por Henrique Dourado no futebol chinês terá que ser cumprida em qualquer país em que ele for atuar

Por O Tempo Sports
Publicado em 27 de abril de 2023 | 12:37
 
 
 
normal

Em preparação para o duelo com o Red Bull Bragantino no sábado (29), o Cruzeiro ainda não sabe se poderá contar com Henrique Dourado. Até o momento, o clube celeste não recebeu resposta da FIFA a respeito da punição que o atacante levou quando ainda atuava no futebol chinês. 

Henrique Dourado chegou a ser relacionado para a partida com o Náutico, terça-feira (25), no Independência, pela Copa do Brasil, mas, de última hora, acabou sendo retirado da delegação, por "precaução", conforme informou o clube.

O motivo é a suspensão de um ano que Henrique Dourado levou na China, em agosto do ano passado, por ter 'trombado' de forma proposital em um árbitro durante partida do Campeonato Chinês.  

A situação fica ainda um pouco mais complicada porque, em janeiro, Dourado havia conseguido uma liberação na FIFA para poder voltar a jogar, mas a Associação Chinesa de Futebol entrou com um recurso no TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) solicitando que a punição seja cumprida totalmente, independentemente do país em que ele venha jogar.

Com essa alteração no quadro, o Cruzeiro preferiu fazer a solicitação formal à FIFA a respeito do caso e acredita que o atleta será liberado a atuar.

Mas, mesmo que a resposta seja negativa, o Cruzeiro afirma que já se 'resguardou' sobre o caso ao assinar com Henrique Dourado. No contrato, haveria cláusulas sobre possível rompimento caso a punição seja mantida.  Não há um prazo definido para que a FIFA responda à solicitação celeste.

Segunda passagem
 

Depois de uma passagem apagada pelo clube em 2015, quando marcou apenas um gol em seis meses, Henrique Dourado vem treinando com o elenco celeste desde o início do mês.

O atacante vem aprimorando a forma física, já que não entra em campo em jogos oficiais há oito meses.

Caso seja liberado a atuar, Dourado terá que mostrar a Pepa que merece um lugar no time. Centroavante titular no momento, Gilberto vive um jejum de gols, não tendo balançado as redes nos últimos oito jogos.

Até o momento, Gilberto fez apenas três gols com a camisa celeste, todos eles na goleada de 4 a 0 sobre o Villa Nova, em Nova Lima, ainda na primeira fase do Campeonato Mineiro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!