Mea-culpa

Cruzeiro da era Ronaldo errou na escolha de treinadores após saída de Pepa

Novo diretor de futebol da Raposa, Paulo André assumiu os muitos erros cometidos pela SAF na definição dos técnicos

Por Frederico Teixeira e Gabriel Moraes
Publicado em 26 de abril de 2024 | 14:38
 
 
 
normal

Apresentado como novo diretor interino de futebol do Cruzeiro na tarde desta sexta-feira (26), o ex-zagueiro Paulo André reconheceu os erros cometidos pela SAF celeste no processo de escolha de treinadores. 

+ Paulo André explica saída de Pedro Martins do Cruzeiro: 'salário de atacante'

De acordo com Paulo André, as escolhas feitas pela gestão Ronaldo, em especial após a demissão do português Pepa, não foram felizes.

“Depois do Pepa, na sequência dos treinadores a gente errou bastante. Errou muito. Tentamos estilos diferentes, maneiras diferentes, por questão de mercado", reconheceu, mas assumindo que o clube não manteve a 'coerência' do trabalho, ao optar por comandantes com características muito diferentes entre si, como foi o caso de Zé Ricardo, que teve breve passagem pelo clube. 

Justificativas 

O novo diretor de futebol do Cruzeiro prometeu se tornar um porta-voz do torcedor. Nesse sentido, afirmou que a SAF tem ciência dos erros, mas entende que, na maioria das vezes, acabaram falhando por excesso.

"A gente tem mais sinais positivos e tô aqui para assumir erro. Não vou fugir de responsabilidade não. Podem me cobrar por isso, tá. Erramos bastante, mas, na minha opinião, erramos dentro de tamanho que a gente podia errar para corrigir a rota", destacou.

Paulo André também afirmou que a permanência de Fernando Seabra, que comandou a equipe interinamente na reta final do Brasileirão do ano passado, ao lado de Paulo Autuori, teria sido o caminho mais correto.

"Acho que a resposta estava em casa desde o dia 1. Queria eu ter votado pelo Seabra pós-Pepa, quando o Seabra fez um jogo contra o Bragantino e foi muito bem”, ponderou.

Mesmo reconhecendo os erros, Paulo André defendeu que não se pode falar em 'terra arrasada' no Cruzeiro. 

"A forma como a gente está traduzindo o erro ou o fracasso é de tal maneira que a gente coloque: tivemos três, quatro treinadores no ano passado? Correto. Oscilamos a ponto de correr algum risco de cair (...) E não quer dizer que a gente atingiu o objetivo que tá tudo certo. Em nenhum momento isso foi falado. Nós não fracassamos, não fizemos 'cagada'. Atingimos objetivos sem estourar o orçamento. O que a gente tenta fazer é errar pequeno. E acertar grande. Então vamos corrigindo, tentando controlar, ganhando tempo para esse projeto cada vez ser mais maduro", finalizou. 

Veja o vídeo: 
 

Relembre

Desde que Ronaldo assumiu a gestão do Cruzeiro, o clube celeste fez escolhas 'pouco ortodoxas' para o cargo de treinador.

O primeiro a assumir o posto foi o uruguaio Paulo Pezzolano, praticamente desconhecido no futebol brasileiro. Com ele, a Raposa voltou à final do Campeonato Mineiro e, principalmente, conseguiu o acesso à elite, o principal objetivo traçado pela direção.

Entretanto, no ano seguinte, após um péssimo início de Estadual, o treinador acabou demitido. Para seu lugar, a SAF buscou outro comandante fora do mercado nacional: o português Pepa, que, mesmo tendo estilo semelhante ao de Pezzolano, também não resistiu a uma série de resultados negativos no Campeonato Brasileiro.

A grande 'ruptura' veio quando o clube optou pela contratação de Zé Ricardo, de estilo totalmente oposto aos de Pezzolano e Pepa. Com exceção de uma vitória sobre o arquirrival Atlético no clássico, o time colecionou resultados negativos e a solução Seabra/Autuori teve que ser acionada de forma emergencial.

Já para esta temporada, a SAF voltou a apostar em um gringo: o argentino Nicolás Larcamón. E apesar de ter classificado à Raposa na liderança da primeira fase do Mineiro, a eliminação logo na estreia na Copa do Brasil diante do modesto Sousa, da Paraíba, e a perda do título estadual para o Atlético, também fizeram com que o trabalho fosse interrompido.  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!