Após a vitória de 2 a 1 sobre o Novorizontino neste domingo (17), no Mineirão, pela Série B do Brasileiro, o técnico Paulo Pezzolano revelou sua preocupação com o cansaço do elenco do Cruzeiro, em função da 'maratona de jogos'. Diante deste contexto, fica a questão: chegou o momento de poupar o artilheiro Edu?
Até agora, Edu participou de 31 dos 38 jogos que a Raposa já disputou neste ano, sendo o artilheiro da equipe na temporada com 17 gols. Entretanto, tem sido um dos jogadores que mais vem sofrendo com o desgaste físico. E os números ajudam a comprovar este fato.
Nas últimas dez partidas, Edu marcou 'apenas' dois gols (veja quadro ao final desta matéria). Por outro lado, nesta última série de jogos, contribuiu para a equipe ao dar duas assistências para gols de companheiros.
"É o que eu sempre falo. O mais importante sempre vai ser a vitória. Óbvio que é sempre bom você estar marcando gols, ainda mais a gente que joga como centroavante. É uma situação nova pra mim, nunca fiquei tanto tempo sem fazer gol. Mas tiro como aprendizado. É entrar ali, me entregar, me doar. Pude ajudar com uma assistência. Me entreguei ao máximo que pude", afirmou Edu após a vitória sobre o Novorizontino.
É verdade que os últimos números de Edu poderiam ser ainda um pouco melhores caso a arbitragem não tivesse anulado erradamente o gol dele diante do Ituano, em Itu. Naquele dia, o VAR foi acionado mas demarcou a linha de impedimento de forma equivocada. O clube chegou até a fazer um protesto formal na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Também é preciso ressaltar que Edu tem um estilo de jogo marcado por muita entrega física e intensidade. E que, além de auxiliar na marcação na saída de bola dos adversários, nas últimas partidas, quando a equipe não contou com um armador de ofício em campo, ele também procurou sair mais da área, se movimentando para 'buscar o jogo'.
Como consequência de todo este esforço, o desgaste físico é inevitável. Nos últimos dez jogos, Edu raramente ficou em campo durante todo o tempo: acabou substituído em sete deles.
Para o próximo duelo, diante do CSA, quarta-feira (20), em Alagoas, Pezzolano tem a opção de escalar Rafa Silva como homem de referência na frente. Agora em melhores condições físicas, o atacante, que entrou no segundo tempo diante do Novorizontino, foi o autor do gol da vitória celeste.
A última vez que Pezzolano 'poupou' Edu foi na partida diante do Operário, no dia 22 de maio. Naquela ocasião, o artilheiro começou a partida no banco de reservas e foi a campo apenas após o intervalo, ajudando o time a conquistar a vitória fora de casa por 2 a 1.
Com 41 pontos, o Cruzeiro é o líder isolado da Série B do Brasileiro e já abriu uma 'folga' de 15 pontos em relação ao G-4, já que o Sport, atual quinto colocado, soma 26 pontos.
Edu nos últimos 10 jogos
17/7 - 2x1 Novorizontino - 1 assistência - 70 minutos
13/7 - 0x3 Fluminense - em branco - 78 minutos
09/7 - 0x1 Guarani - em branco - 90 minutos
06/7 - 1x1 Ituano - em branco - 86 minutos
02/7 - 2x0 Vila Nova - em branco - 63 minutos
29/6 - 2x1 Sport - 1 assistência - 85 minutos
24/6 - 1x2 Fluminense - em branco - 90 minutos
18/6 - 2x0 Ponte Preta - 1 gol - 86 minutos
11/6 - 0x1 Vasco - em branco - 90 minutos
09/6 - 2x0 CRB - 1 gol - 66 minutos