INVENCIBILIDADE AMERICANA

Cruzeiro não vence o América há quatro jogos e tentará evitar marca de 74 anos

Raposa não vence o rival da capital desde a Série B de 2020, quando bateu o Coelho por 2 a 1 no Independência

Por Gabriel Ronan
Publicado em 29 de janeiro de 2023 | 16:49
 
 
 
normal

Após empatar com o Athletic em casa, o Cruzeiro voltará a campo neste sábado (4/2), às 16h30, quando enfrenta o América no Mané Garrincha, em Brasília, com a missão de evitar igualar uma escrita que já dura 74 anos. O time celeste não perde cinco partidas consecutivas para o rival da capital mineira desde 1949, quando o Coelho engatou sua maior sequência de triunfos contra a Raposa: cinco consecutivos, todos pelo Campeonato Mineiro. 

A última vitória celeste aconteceu no segundo turno do Brasileirão da Série B em 2020, quando Rafael Sóbis e Manoel marcaram no triunfo por 2 a 1 no Independência. O zagueiro Anderson descontou para o Coelho. Desde então, são quatro resultados favoráveis ao América:

  • 1 a 0 pela primeira fase do Campeonato Mineiro 2021, com gol do zagueiro Joseph;
  • 2 a 1 pelo primeiro jogo da semifinal do Mineiro 2021, com gols de Alê e Ademir para o América, e Rafael Sóbis para o Cruzeiro;
  • 3 a 1 pelo segundo jogo da semifinal do Mineiro 2021, com dois gols do atacante Rodolfo e um do meia Ramon para o Coelho, e Matheus Barbosa descontando para a Raposa;
  • 2 a 0 pela primeira fase do Campeonato Mineiro 2022, gols de Patric e Alê.

Em sua última vitória contra o América, o Cruzeiro era treinado por Luiz Felipe Scolari, enquanto Lisca comandava o Coelho. Naquele 2 de dezembro de 2020, Felipão mandou o time celeste a campo com Fábio; Raul Cáceres, Ramon, Manoel e Matheus Pereira; Jadsom, Adriano e Machado; William Pottker, Airton e Rafael Sóbis. Ainda entraram em campo o meio-campista Jádson, o ponta Arthur Caíke e o centroavante Thiago. Desses, apenas Machado permanece no clube. Felipão e Sóbis, por exemplo, já se aposentaram das funções que exerciam à época. 

Antes da sequência atual, o Cruzeiro chegou a ficar 13 jogos sem perder para o América, entre 2016 e 2020. No retrospecto geral, a Raposa venceu 116 vezes, o Coelho 66 e foram 79 empates. 

Pezzolano também tem tabu

Técnico do Cruzeiro desde o ano passado, o uruguaio Paulo Pezzolano também tem um pequeno tabu a ser quebrado neste sábado. Ele nunca venceu um clássico desde que comanda a equipe celeste. É bem verdade que foram apenas três jogos: dois contra o Atlético (derrotas por 2 a 1 e 3 a 1) e um contra o América (revés por 2 a 0), ambos ainda no início do trabalho dele. Nos três casos, as partidas foram válidas pelo Campeonato Mineiro de 2022, quando a Raposa ainda se reestruturava, financeira e esportivamente, dos anos ruins de 2020 e 2021.

Neste ano, o treinador terá ao menos seis clássicos: quatro no Brasileirão e dois pela primeira fase do Mineiro. Contra o Galo, a partida do estadual está marcada para 12 de fevereiro, às 18h30, com mando do Cruzeiro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!