Decepção

Cruzeiro peca novamente no ataque (e na defesa), e perde para o Fortaleza em BH

Equipe chega ao seu 7º jogo consecutivo sem vencer na temporada

Por Gabriel Moraes
Publicado em 21 de junho de 2023 | 20:54
 
 
 
normal

Após 10 dias de descanso e preparação, o Cruzeiro voltou a jogar, na noite desta quarta-feira (21/6), e diante da sua torcida, no Mineirão. O reencontro, porém, não foi dos mais agradáveis. Novamente, o time falhou, principalmente no setor ofensivo, e perdeu para o Fortaleza por 1 a 0, em jogo válido pela 11ª rodada do Brasileirão Série A.

No duelo de treinadores estrangeiros (Pepa e Vojvoda), a Raposa manteve a posse de bola durante mais tempo, o que não é suficiente para fazer gols e, muito menos, vencer. O gol adversário foi marcado aos 34 minutos do segundo tempo, por Lucero.

Com este resultado, o clube mineiro, no meio da tabela, mantém 14 pontos, enquanto o cearense ultrapassa o adversário e chega aos 17.

Para iniciar o jogo, o técnico português optou por não surpreender. Ele manteve o time titular que empatou com o Bahia por 2 a 2, em Salvador, mantendo o atacante Gilberto, por exemplo, que vive jejum de gols e saiu vaiado de campo, assim como os seus companheiros, chamados de "pipoqueiros" pelos cruzeirenses no estádio.

O jogo

A primeira etapa já não foi como a torcida celeste esperava. Pode-se afirmar que o Cruzeiro dominou do início ao fim, porém, as chances claras de gol foram raras. Com uma defesa adversária bem postada, que dificultava as infiltrações, o jeito era tentar em cruzamentos e chutes de longe.

Marlon, em cobrança de falta, Bruno Rodrigues, numa cabeçada, e Neto Moura, em pancada de fora da área, foram as melhores oportunidades para a Raposa balançar as redes — nas ocasiões, o goleiro João Ricardo salvou.

Já o Fortaleza apostou nos contra-ataques, sendo um deles no fim do primeiro tempo. Em jogada de velocidade após falha da zaga cruzeirense, Guilherme partiu sozinho rumo ao gol, no entanto, errou, batendo por cima de Rafael Cabral, levando a torcida visitante à loucura no Mineirão.

Os primeiros minutos do segundo tempo foram piores para os mineiros, em relação ao primeiro. O Leão do Pici se adiantou, deixando a Raposa ainda mais longe de sua área, ou seja, a possibilidade de abrir o placar parece ter ficado mais distante.

O comandante português realizou aquela alteração de praxe no ataque: Gilberto por Dourado, mas não adiantou nada. Pelo contrário: com o time mais aberto e com mais afinco pelo gol, a defesa se abriu.

E foi nessa brecha que os visitantes conseguiram abrir o placar. Aos 34 minutos, Calebe partiu em velocidade ao ataque e, na saída do arqueiro, passou para Lucero empurrar para dentro.

Com o baque e as vaias, o Cruzeiro até tentou mais algo no jogo, em especial no fim, mas não foi suficiente para evitar o revés em casa.

Futuro

O próximo compromisso do Cruzeiro é novamente em casa, porém, não será no Gigante da Pampulha, que receberá um evento artístico e religioso. No sábado (24/6), o time encara o São Paulo, às 21h, na Arena Independência.

Ficha técnica

O quê: Cruzeiro 0 × 1 Fortaleza

Motivo: 11ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A

Quando: quarta-feira, 21 de junho de 2023, às 19h (de Brasília)

Onde: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG

Cruzeiro: Rafael Cabral; William (Igor Formiga), Lucas Oliveira, Luciano Castán (Stênio) e Marlon; Filipe Machado (Wallisson), Neto Moura (Daniel Júnior) e Mateus Vital; Wesley, Bruno Rodrigues e Gilberto (Henrique Dourado). Técnico: Pepa

Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; José Welison (Hércules), Caio Alexandre e Pochettino (Calebe); Guilherme (Lucero), Yago Picachu e Thiago Galhardo. Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo (RJ); Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ). VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Gol: Lucero, aos 34' do 2ºT (FOR)

Cartões amarelos: Castán, Machado, Wallisson e Marlon (CRU); José Welison, Guilherme, Brítez e Caio Alexandre (FOR)

Público: 28.494 pessoas

Renda: R$ 910.074,00

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!