Sina?

Cruzeiro perdeu uma única vez do Uberlândia desde 1990

Em 29 partidas disputadas entre as equipes a partir de 1990, Periquito venceu apenas uma vez, mesmo assim longe do Mineirão; confira

Por Frederico Teixeira
Publicado em 01 de março de 2024 | 08:15
 
 
 
normal

Adversário do Cruzeiro na última rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro, neste sábado (2), às 16h30, no Mineirão, o Uberlândia tem sofrido nas mãos da Raposa nas últimas décadas: desde 1990, o Periquito venceu só um dos confrontos entre as equipes.

Ao todo, neste período Cruzeiro e Uberlândia disputaram 29 partidas. Foram 15 jogos em Belo Horizonte (10 no Mineirão e cinco no Independência) e 14 em Uberlândia (Parque do Sabiá).

E independentemente do estádio, a hegemonia celeste é total: foram 24 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.

Os duelos chegaram a registrar, inclusive, algumas goleadas históricas da Raposa, como o 7 a 0 no Independência, pelo Mineiro de 1992, com três gols de Toto, e um 6 a 0 no Mineirão, pelo Estadual de 2010, com hat trick de Kléber Gladiador. 

Esse único triunfo do Uberlândia sobre o Cruzeiro ocorreu há mais de 20 anos: mais precisamente no dia 31 de março de 2001, em jogo disputado no Parque do Sabiá, pela fase de classificação do Estadual daquela temporada.

Naquela ocasião, o Cruzeiro era comandado por Felipão e contava com grandes jogadores como o lateral Maicon, o zagueiro Marcelo Djian, o volante Wendell e os atacantes Marcelo Ramos e Muller, por exemplo, mas acabou surpreendido fora de casa. O gol da vitória do Uberlândia foi marcado pelo volante Anderson.

Cruzeiro x Uberlândia de 1990 em diante (em 29 jogos):

  • 24 vitórias do Cruzeiro, 4 empates, 1 vitória do Uberlândia
  • Cruzeiro marcou 70 gols e sofreu 15

    Por estádio
  • No Mineirão (9 vitórias do Cruzeiro, 1 empate)
  • No Independência (5 vitórias do Cruzeiro)
  • No Parque do Sabiá (10 vitórias do Cruzeiro, 3 empates, 1 vitória do Uberlândia


Única vitória do Uberlândia no período:

Uberlândia 1x0 Cruzeiro, em 31 de março de 2001

Uberlândia: Roger; Erly, Tiago Paiva, Wellison e Paulo Roberto; Anderson, Serginho (Nilmar), Alemão e Tiago; Alcindo (Eduardo) e Luciano Rosa (Vicky). Técnico: Ivan Silva

Cruzeiro: Jefferson; Maicon (Luisinho Netto), Bill, Marcelo Djian e Cléber Monteiro; Beto (Geovanni); Marcos Paulo e Wendell; Muller (Adriano Chuva), Marcelo Ramos e Alessandro. Técnico: Felipão

Motivo: 10ª rodado do Mineiro 2001
Local: Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia
Gol: Anderson, aos 7 do 1º tempo
Público: 5.509 pagantes
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!