Ipatingão

Cruzeiro pressiona, tem dois expulsos e apenas empata com o Tombense

Primeiro colocado geral na primeira fase, Raposa pode até empatar no Mineirão que garante vaga na final

Por Gabriel Moraes
Publicado em 10 de março de 2024 | 21:37
 
 
 
normal

Os primeiros minutos indicaram que o Cruzeiro poderia ser superior e vencer o Tombense com tranquilidade, mas os acontecimentos no decorrer do jogo fizeram com que o empate ficasse de bom tamanho. Na noite deste domingo (10/3), o time ficou no 0 a 0 com o Tombense, no Ipatingão, pela ida da semifinal do Campeonato Mineiro.

No primeiro tempo, quando os celestes praticamente dominavam a partida, o zagueiro Zé Ivaldo foi expulso após dura entrada no adversário. Já no segundo tempo, foi a vez do lateral-esquerdo Marlon receber dois cartões amarelos consecutivos de Paulo César Zanovelli após reclamações.

Com este resultado, a Raposa poderá até empatar que avança à final do estadual diante de América ou Atlético, assim como qualquer outro resultado positivo atuando em casa. Já o Tombense precisará ganhar em Belo Horizonte para tentar o título – não há possibilidade de decisão por pênaltis.

Na escalação inicial do Cruzeiro, o técnico Nicolás Larcamón surpreendeu ao deixar de fora o atacante Juan Dinenno, artilheiro do time na temporada, com quatro gols. A informação é que ele foi poupado, já que havia disputado os nove jogos até aqui como titular.

Rafael Elias, que fez um dos gols da vitória sobre o Uberlândia, na última rodada da fase classificatória, entrou em seu lugar. Inclusive, de resto, a equipe inicial deste domingo foi praticamente a mesma daquela última partida. Até o meia Mateus Vital, criticado por grande parte da torcida, foi mantido.

Volta

O dia e a hora do segundo jogo ainda não foram divulgados, pois a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão televisiva do torneio, definirá isso nesta semana com base nos resultados das duas partidas de ida. Fato é que Raposa e Gavião-Carcará se enfrentarão no próximo final de semana no Mineirão.

O jogo

A equipe visitante entrou em campo já com sede de vitória. Com a bola no campo de ataque, os celestes criaram diversas chances claras de gols, até mesmo com escanteios, dando trabalho ao goleiro Felipe Garcia. Após um cruzamento, o zagueiro Zé Ivaldo cabeceou no pé da trave.

Esse mesmo jogador foi o protagonista do primeiro tempo, mas num fato que prejudicou a Raposa. Amarelado num dos lances iniciais após a bola bater em seu braço, aos 31 minutos, numa dividida, ele acabou pisando no tornozelo de Kaio Mendes; após revisão no VAR, o árbitro deu cartão vermelho direto.

Com essa situação, Nico resolveu deixar o volante Lucas Romero na zaga, mesmo tendo os zagueiros Neris e Lucas Villalba no banco. Com o adversário abalado e desorganizado, o Tombense se aproveitou, e, até o fim da primeira parte, pressionou e quase abriu o placar.

O segundo tempo começou mais equilibrado em relação ao primeiro. Os técnicos começaram a mexer nas equipes – Larcamón só colocou mais um zagueiro em campo em meados da etapa, quando o Tombense deu sinais de que poderia sair vitorioso.

Após os 30 minutos, os times foram com mais ímpeto ao ataque, o que fez as defesas ficarem mais expostas e as oportunidades de gol aumentarem, juntamente com a emoção do duelo. Aos 40 minutos, a situação para o Cruzeiro piorou de vez, com a expulsão de Marlon, e a partida terminou empatada.

Ficha técnica

O quê: Tombense 0 x 0 Cruzeiro

Motivo: ida da semifinal do Campeonato Mineiro

Quando: domingo, 10 de março de 2024, às 19h30 (de Brasília)

Onde: Ipatingão, em Ipatinga

Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Silva (Filipe Machado), Lucas Romero e Mateus Vital (José Cifuentes); Matheus Pereira (Lucas Villalba), Arthur Gomes (Neris) e Rafael Elias (Juan Dinenno). Técnico: Nicolás Larcamón

Tombense: Felipe Garcia; Pedro Costa, Ednei, Zé Vitor e Emerson Barbosa; Mikael (Pierre); Kaio Mendes (Gabriel Lima); Rafinha e Felipinho (Jefferson Renan); Vitinho (Denner) e Igor Bahia. Técnico: Raul Cabral

Arbitragem: Paulo César Zanovelli da Silva; Felipe Alan Costa de Oliveira e Pablo Almeida Costa. VAR: Emerson de Almeida Ferreira

Cartões amarelos: Felipinho, Kaio Mendes, Denner e Pierre (TOM); Zé Ivaldo e Marlon (CRU)

Cartão vermelho: Zé Ivaldo e Marlon (CRU)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!