Desbancou favorito

Cruzeiro recorda 27 anos do bi da Copa do Brasil

Time celeste superou Palmeiras de Djalminha, Rivaldo e cia. para levantar o troféu da competição pela segunda vez

Por Matheus Oliveira
Publicado em 19 de junho de 2023 | 14:22
 
 
 
normal

Maior campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro comemora nesta segunda-feira (19) os 27 anos do segundo título da competição. Para lembrar o feito, o clube fez uma postagem nas redes sociais em que destacou a vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras naquela noite de quarta-feira, 19 de junho de 1996, no extinto estádio Parque Antarctica, onde hoje fica o Allianz Parque.

Após empate em 1 a 1 no primeiro jogo da final, no Mineirão, o time estrelado superou o favoritismo alviverde, que tinha jogadores como Cafu, Djalminha, Rivaldo e Luizão e era treinado por Vanderlei Luxemburo. Os gols foram marcados por Marcelo Ramos e Roberto Gaúcho, para a Raposa, e Luizão, para o Porco.

Naquele duelo, o time comandado por Levir Culpi foi a campo com Dida; Vitor, Gélson, Célio Lúcio e Nonato; Fabinho, Ricardinho e Palhinha; Marcelo Ramos, Cleisson e Roberto Gaúcho. O Palmeiras jogou com Velloso; Cafu, Sandro, Cléber e Júnior; Cláudio, Marquinhos, Amaral e Djalminha; Rivaldo e Luizão.

O clube celeste já havia levantado o troféu da competição em 1993, sobre o Grêmio. Depois, ainda ficou com os títulos de 2000 (sobre o São Paulo), 2003 (sobre o Flamengo), 2017 (sobre o Flamengo) e 2018 (sobre o Corinthians). Com seis canecos, o Cruzeiro lidera o ranking de campeões da Copa do Brasil, seguido pelo Grêmio, com cinco.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!