Vinculado ao Cruzeiro até junho de 2020, o atacante camaronês Joel foi reintegrado ao elenco do Cruzeiro. No meio do ano, quando da disputa da Copa Africana de Nações, o jogador foi cortado da seleção de seu país após exames apresentarem alterações cardíacas. O atleta estava emprestado pela Raposa ao Marítimo, de Portugal, e acabou tendo o contrato rescindido, retornando ao Cruzeiro.
Durante esse período, foi recomendado que o jogador passasse por exames mais aprofundados. O departamento médico do Cruzeiro avaliou o atleta e o liberou nesta sexta-feira para o retorno aos treinos com bola. Ele participou da atividade com parte do elenco.
“Em relação ao Joel, durante sua apresentação na seleção de Camarões foi observada uma anomalia congênita no coração. Essa anomalia foi diagnosticada por um seguro que a seleção exige que os jogadores convocados façam e, diante disso, ele foi vetado para a prática do futebol. Assim que ele se apresentou ao Cruzeiro, nós avaliamos os exames que ele realizou e encaminhamos para especialistas nos dois maiores centros de cardiologia do país, em São Paulo, que nos deram muita segurança para liberá-lo para a prática do esporte. O atleta realmente tem uma alteração, mas nada que seja uma contraindicação à prática esportiva. Depois de todas essas avaliações detalhadas, ele foi liberado e reintegrado ao grupo”, explicou o chefe do departamento médico do Cruzeiro, Sérgio Campolina.
Os exames não constataram alterações que impediriam Joel de seguir atuando profissionalmente. Ele foi contratado pelo Cruzeiro em 2015 após se destacar com a camisa do Coritiba. Durante sua passagem pela Raposa, foram 24 partidas e três gols marcados. O atacante, de 25 anos, foi emprestado pelo Cruzeiro também a Santos, Botafogo e Avaí. O clube detém 50% dos direitos econômicos do atacante, pelos quais pagou à época R$ 2,5 milhões.