Acionista majoritário do Cruzeiro SAF, o ex-jogador Ronaldo confirmou o almoço com a diretoria do Atlético neste domingo (6), antes do clássico entre os dois maiores rivais do futebol mineiro. De acordo com o Fenômeno, o objetivo do encontro é compartilhar soluções para o futebol e dar um exemplo de civilidade, combatendo a onda de violência que tem sido registrada no futebol nacional, com ataques a ônibus dos clubes, brigas de torcedores e invasão de campo. .
"Domingo, clássico, Atlético Mineiro contra Cruzeiro. Estamos todos aí na expectativa de um grande jogo, um jogo sem violência, um jogo para começarmos a mudar a história no futebol brasileiro, principalmente sobre essa violência toda que tem acontecido no Brasil. Os ataques aos ônibus do Grêmio, Bahia, invasão de campo do Paraná. Está confirmado o nosso almoço entre as diretorias do Atlético Mineiro e do Cruzeiro. Domingo a gente vai ter um almoço, vai ser muito bacana se aproximar, trocar ideias, ver onde a gente pode ir buscando sempre melhorar o produto futebol porque a rivalidade tem que existir, mas é dentro de campo", declarou o Fenômeno.
"Fora de campo, tem que trabalhar cada um com o seu objetivo, mas tentando melhorar o produto futebol. Isso que temos que fazer mais daqui para frente. Não só Atlético Mineiro e Cruzeiro, mas acho que é um movimento que todos os clubes têm que abraçar e mostrar isso ao seu torcedor. Porque muitas vezes as declarações que os dirigentes dão incitam mais violência, e é totalmente o contrário do que queremos fazer", acrescentou Ronaldo.
O ex-jogador também disse, em live transmitida por seu canal e compartilhada pelo Cruzeiro, que também aproveitará o encontro para discutir o produto futebol, colocando como um dos temas o projeto da criação de uma Liga, algo que, segundo Ronaldo, está 'quente' no futebol brasileiro. Presidentes e vices dos doze maiores clubes do Brasil, incluindo Atlético e Cruzeiro, se reuniram no dia 24 de fevereiro, em São Paulo, com representantes do BTG Pactual e da Codajás Kapital para acertarem a criação de uma liga de futebol em até 120 dias.
"Acho que é uma oportunidade para falarmos de futebol, falarmos de coisas em comum, das dificuldades em comum que temos. Temos uma oportunidade também para falar sobre Liga que eé assunto que está bem quente no cenário do futebol nacional. Ver as possíveis colaborações que podemos fazer, é uma oportunidade para nos aproximarmos e mostrarmos para o torcedor que a rivalidade é dentro de campo, não fora de campo", disse.
Ele voltou a falar sobre a violência e finalizou compartilhando a experiência do futebol espanhol, onde os dirigentes assistem os duelos juntos.
"A gente repudia qualquer tipo de violência entre os torcedores. Queremos passar um bom exemplo de cidadania e de respeito mútuo para os nossos torcedores. Isso já acontece na Espanha, na primeira divisão, os clubes que vão se enfrentar, o mandante organiza esse almoço, normalmente é sempre no estádio, a logísitica facilita bastante, e depois assistem os jogos juntos na Tribuna de Honra. Eu acho que não vamos assistir os jogos juntos, para as duas partes ficarem à vontade na hora de torcer, vamos assistir separadamente, a gente vai ficar no camarote, o mando de campo é do Atlético Mineiro, vai ter a grande maioria de sua torcida", concluiu o Fenômeno.
Atlético e Cruzeiro se enfrentam neste domingo (6), às 18h, pela nona rodada do Mineiro. Empatados em pontuação, ambos com 19 pontos, as equipes lutam pela ponta do Estadual. Neste momento, o time alvinegro está à frente pelo saldo de gols.