Derrotado apenas pela terceira vez na Série B 2022, quando tropeçou diante do Guarani por 1 a 0, em jogo realizado no estádio Brinco de Ouro, pela 17ª rodada, o Cruzeiro demonstrou também dificuldades físicas. O desgaste também está batendo à porta do elenco estrelado, que vem em uma sequência pesada de jogos. O técnico Paulo Pezzolano reconheceu este fator após o duelo.
"Estou tranquilo. Foi um jogo muito duro. Sabemos que todos jogos são duros, mas fica mais pesado porque acostumamos a ganhar. Seguimos, estamos tranquilos, sabemos que em um campeonato longo é dificil ganhar todos os jogos. Agora a equipe caiu um pouco fisicamente também. Muitos jogos. Mas estou confiante nos jogadores que temos. Agora é descansar e preparar para o jogo contra o Fluminense", disse Pezzolano.
Um mês de julho que já estava previsto para ser intenso. Contando com o final de junho, o calendário celeste apresenta 10 partidas em 40 dias, sendo que cinco, ou seja, metade deste caminho já se foi no duelo com o Guarani. Serão mais cinco jogos até o fim de julho, com o único intervalo de sete dias acontecendo entre o jogo frente ao Bahia, no dia 23, no Mineirão, e a partida contra o Brusque, no dia 30, fora de casa.
"O mais importante agora é este mês. Sabiamos que este mês seria muito duro. Temos muito jogos. fica muito pesado, mas está tranquilo, sabemos que o jogo contra o Fluminense e o Novorizontino vão ser muito duros. Não há de se desesperar pela vitoria. A Vitória vai vir se melhorarmos o funcionamento dentro de campo", salientou o técnico cruzeirense.
Além da parte física, o período intenso de jogos também provoca ausências por suspensão, e o acontecimento de lesões de jogadores importantes, como o caso de Jajá. Outro ponto exposto é a questão do elenco estrelado, que não apresenta o mesmo nível técnico do time considerado principal. A Raposa tem a janela de julho para poder sanar essas disparidades.
O Cruzeiro já treina neste domingo (10), na capital mineira, para o duelo com o Fluminense. Serão dois dias de atividades até o compromisso decisivo pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Derrotado no primeiro jogo por 2 a 1, o time estrelado precisa de uma vitória por dois gols de diferença para a classificação direta. Um triunfo celeste por um gol levará o jogo para a disputa de pênaltis.
Os próximos desafios do Cruzeiro em julho:
12/7 (Terça-feira) – Cruzeiro x Fluminense – Mineirão – Copa do Brasil
17/7 (Domingo) – Cruzeiro x Novorizontino- Mineirão – 18ª rodada da Série B
20/7 (Quarta-feira) – CSA x Cruzeiro – Rei Pelé – 19ª rodada da Série B
23/7 (Sábado) – Cruzeiro x Bahia – Mineirão – 20ª rodada da Série B
(primeiro intervalo de 7 dias)
30/7 (Sábado) – Brusque x Cruzeiro – Augusto Bauer – 21ª rodada da Série B