Justiça

Cruzeiro: Sérgio Rodrigues é investigado por favorecimento à família Perrella

Uma faixa foi colocada na porta do Ministério Público cobrando o andamento da investigação contra Sérgio Rodrigues

Por Anderson Gonçalves
Publicado em 22 de março de 2023 | 18:37
 
 
 
normal

Sérgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro, está sendo investigado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Ele foi denunciado por uma suposta interferência no Judiciário de Minas Gerais, que teria gerado favorecimento ao ex-presidente do clube, Zezé Perrella, e sua família.

Sérgio, que é advogado, é filho do ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o desembargador aposentado Joaquim Herculano Rodrigues. O presidente da Raposa defende integrantes da família Perrella em dois processos movidos pelo MPMG. O MP também vai investigar  Zezé Perrella, seu filho, o ex-deputado estadual Gustavo Perrella e Alvimar Perrella, que também foi presidente do clube celeste. 

A investigação do Ministério Público de Minas Gerais foi aberta por “possíveis práticas ilícitas consistentes em suposta interferência indevida no andamento e em decisões dos processos judiciais em tramitação no TJMG de interesse dos ex-dirigentes do clube", como indica o inquérito. O processo também diz que a "interferência essa levada a efeito por Sérgio Santos Rodrigues, atual presidente do Cruzeiro Esporte Clube, que teria ‘forte influência’ junto a diversos desembargadores integrantes do Poder Judiciário Mineiro".

A reportagem de O Tempo Sports procurou o MPMG. Em nota, afirmaram que “o inquérito tramita sob segredo de Justiça, motivo pela qual não é possível fornecer informações sobre o caso”.

Outro protesto
Após várias faixas serem colocadas em diversos pontos de Belo Horizonte cobrando da gestão do clube reforços, outro protesto foi feito, cobrando o andamento da investigação do MP sobre a direção da associação e dos ex-presidentes Zezé e Alvimar Perella.  

Cliente antigo 
Zezé Perrella é cliente de Sérgio Santos Rodrigues há algum tempo. Ele defende o ex-dirigente celeste em ação do MPMG que é réu por ter  recebido reembolso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, entre 2007 e 2010, sem que os serviços cobrados tenham sido executados, no período que exercia mandato de deputado estadual. A Justiça já fez um bloqueio de bens de Zezé no valor de  R$ 1,2 milhão, quantia que o MP pede de ressarcimento aos cofres públicos. O processo está acontecendo desde 2015.

Sérgio Santos Rodrigues também representa o ex-deputado Gustavo Perrella em outra ação. O filho de Zezé Perrella é  acusado de improbidade administrativa quando abasteceu o helicóptero da família com verbas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para realizar viagens sem relação com o mandato parlamentar. A aeronave foi abastecida 21 vezes, inclusive durante o período de férias dos deputados. O processo tramita desde 2014.

O  helicóptero citado no processo foi o mesmo que foi interceptado em 2013 no Espírito Santo pela Polícia Federal com 450 kg de cocaína. Mas a investigação da Polícia Federal concluiu que o piloto foi o responsável pelo transporte da droga, inocentando os donos da aeronave. 

O que disseram os citados
O presidente do Cruzeiro emitiu uma nota a respeito: "O advogado Sérgio Santos Rodrigues comunica que, sobre a denúncia de interferência indevida nos processos judiciais em tramitação no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), de interesse dos empresários José de Oliveira Perrella Costa e Alvimar Oliveira Costa, além do empresário Gustavo Henrique Perrella Amaral Costa, os fatos são:

Para Alvimar Costa, ele não atua como advogado em processo algum, portanto não faz nenhum sentido a denúncia.

Para Zezé Perrella e Gustavo Perrella ele advoga há anos, em vários processos. Contudo, causa estranheza a acusação de interferência nos processos, haja vista várias decisões contrárias aos referidos clientes. Se a denúncia fosse uma realidade, todos os processos teriam êxito, o que não ocorreu.

Sérgio Santos Rodrigues garante total disponibilidade para esclarecer aos agentes públicos quaisquer fatos sobre a denúncia em questão”, diz a nota enviada à imprensa. 

Os membros da família Perrella ainda não se pronunciaram sobre as denúncias do MPMG. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!