Um grupo muito motivado e em busca da maior qualificação possível. Assim resume Fernando Seabra, técnico do time sub-20 do Cruzeiro sobre a delegação que viaja neste sábado (31) para disputar a Copa São Paulo. Mesmo com um elenco muito jovem, o treinador projeta boa campanha no torneio, mas, acima de tudo, a evolução os prata da casa, de olho na transição para os profissionais.
"É interessante a gente perceber, e é uma experiência que a gente tem vivenciado aqui, essa integração, como os jogadores do sub-20 constantemente sendo testados na equipe profissional. Sobem para fazer os treinos, servem de sparring, são vistos por todo o pessoal da área técnica. Muitos jogadores já são oportunizados ao longo do ano no próprio profissional", destaca Fernando Seabra.
"Isso vai fazendo com que nessa dinâmica de trabalho integrado a fila 'ande mais rápido' do que normalmente acontece nos clubes em que o sub-20 e o profissional estão mais distantes. Faz com que acelere todo o processo e oportunize os jogadores mais jovens", acrescenta.
Em função disso, o treinador enxerga um 'novo cenário' para o Cruzeiro na disputa, já que não contará no elenco com nenhum jogador nascido em 2003 (20 anos). Mas isso não desanima. Muito antes pelo contrário.
"A gente não tem no elenco nenhum jogador que já jogou Copa São Paulo. E ao invés de buscar fazer contratações com jogadores com idade de sub-20, a gente procurou proporcionar essa experiência para os jogadores que são 2005 e 2006 que estão vindo do juvenil. Neste sentido, a gente sabe que vai encontrar dificuldades, mas a gente está preparando os jogadores para que eles consigam tirar o maior proveito possível dessa competição", analisa.
Para Fernando Seabra, isso não signifca que o Cruzeiro não possa ter um bom desempenho na Copa São Paulo. "A gente vai buscar obviamente avançar na competição, mas de qualquer forma, o maior ganho que a gente espera ter é a longo prazo, pelo desenvolvimento destes jogadores. O Cruzeiro chega com um time muito motivado, que está trabalhando muito bem na preparação", garante.
O treinador do sub-20 celeste sabe a importância que a competição tem para a carreira destes jovens jogadores. "A Copa São Paulo é uma competição que tem uma proporção, um cenário um pouco mais próximo do que é uma vivência de profissional, porque tem uma visibilidade muito grande, é tradicional, mobiliza todas as cidades. Para o jogador é um momento especial, até por ser um torneio de tiro muito curto, em que cada jogo é decisivo, exige um nível de concentração, consciência profissional, capacidade de entregar desempenho no momento que é exigido que é um tipo de estímulo muito importante para preparar esses jogadores aí para os desafios futuros", finaliza.
O Cruzeiro, está no grupo 10 da competição, ao lado de Comercial, do Mato Grosso, Capivariano e Penapolense. As partidas da chave serão disputadas na cidade de Penápolis, no interior paulista.
O Cruzeiro estreia na competição na segunda-feira (2), às 15h, contra o Comercial. Na quinta (5), às 15h, a Raposa enfrenta o Capivariano. Já a partida que encerra a primeira fase será contra o Penapolense, no dia 8 de janeiro, às 10h45. Todos os confrontos serão transmitidos pela SporTV.