Após dois anos vendo o Cruzeiro derrapar na Série B, a torcida não podia imaginar que o clube conseguiria uma reviravolta tão grande em tão pouco tempo: com a bela arrancada na atual competição nacional, o time celeste é o de melhor aproveitamento entre todas as 124 equipes que disputam as quatro divisões do Campeonato Brasileiro (Séries A, B, C e D).
Com sete vitórias, um empate e uma derrota, o time comandado pelo técnico uruguaio Paulo Pezzolano ostenta aproveitamento de 81.5% dos pontos disputados.
Para efeitos de comparação, o Palmeiras, que lidera a Série A do Brasileiro, tem aproveitamento de 62,5%. Com 18 pontos em oito jogos, o Verdão soma até agora quatro vitórias, três empates e uma derrota na competição nacional.
Na Série C do Brasileiro, a equipe com melhor campanha é o Mirassol, do interior paulista, com 70,8% em 8 partidas (cinco vitórias, dois empates e uma derrota).
Quem mais se aproxima do índice alcançado pela Raposa é o Retrô, que disputa a Série D do Brasileiro. Em sete rodadas da competição, o time pernambucano tem 80,9% de aproveitamento (cinco vitórias e dois empates).
No processo de reconstrução do Cruzeiro, Pezzolano usou o Estadual para 'reconhecer' seu elenco e implantar sua filosofia de trabalho, baseada principalmente em saída de bola rápida desde a defesa, marcação alta nos adversários e velocidade na transição.
Após perder o título Mineiro para o Atlético, a equipe foi 'encorpando' e cresceu na Série B, principalmente depois que Pezzolano alterou a formação tática e passou a utilizar o esquema com três zagueiros.
Desta forma, o time está invicto há oito partidas, não tendo sofrido gols em sete, seis delas pela Série B: Londrina, Chapecoense, Grêmio, Náutico, Sampaio Correia e Criciúma.
A única derrota do Cruzeiro na competição até agora foi justamente na estreia, diante do Bahia, em Salvador, quando acabou batido por 2 a 0.
Nesta sexta-feira (3), o Cruzeiro colocará seu excelente aproveitamento novamente em jogo: encara o Operário, em Ponta Grossa, às 21h30, pela décima rodada da Série B.
Com 22 pontos, o time celeste pode abrir até 11 pontos de 'folga' no G-4 da Série B se vencer o Fantasma e contar com outros resultados positivos no complemento da rodada.