No Equador

Cruzeiro tenta colocar o pé nos mata-matas

Time celeste encara o Emelec às 21h30 em busca da vitória para ficar a um empate da vaga

Por Josias Pereira
Publicado em 03 de abril de 2019 | 08:00
 
 
normal

Nesta quarta-feira (3), com uma vitória sobre o Emelec, às 21h30 (de Brasília), no estádio George Capwell, em Guayaquil, no Equador, o Cruzeiro pode ficar a apenas um empate de se garantir nas oitavas de final da Copa Libertadores. Segundo o site “Futdados”, analisando as edições do torneio continental desde 2000 – excluindo as disputas de 2004 e 2010, que, por motivos extracampo, tiveram seus números de participantes e fórmula de classificação alterados –, 66 dos 72 times que atingiram os dez pontos, ou seja, 91,66%, avançaram ao mata-mata.

A Raposa está com 100% de aproveitamento na competição deste ano. Para completar, a defesa ainda não foi vazada no torneio. Motivos que dão confiança frente a um rival que, mesmo ocupando a segunda posição na chave B, com dois pontos, não vence pelo principal certame do continente desde 2017, quando triunfou sobre o San Lorenzo e mesmo assim foi eliminado nos pênaltis, em confronto das oitavas de final.

Reencontro

O Cruzeiro jamais perdeu para o Emelec. Os únicos confrontos entre os times aconteceram em 2001, também pela Libertadores. Naquele ano, a Raposa, sob o comando de Felipão, venceu no Mineirão por 2 a 0 e empatou em Guayaquil por 0 a 0. O mundo do futebol naquele ano tinha algumas peculiaridades, como o Manchester City, hoje um dos mais poderosos times do mundo, disputando a segundona da Inglaterra, e uma final de Brasileiro entre São Caetano e Atlético Paranaense, com o título nacional ficando com o Furacão, hoje Athletico.

Histórico e recorde

O Cruzeiro já jogou dez vezes contra equatorianos na Libertadores. Foram sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Um aproveitamento de 76,6%. Nesta quarta-feira, o time celeste também pode chegar à marca de 300 gols na competição. A equipe possui atualmente 299 tentos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!