Série B

Cruzeiro x Botafogo: depois de vencer o líder, time azul encara o vice-líder

Depois de bater o Coritiba, fora de casa, na última sexta, Raposa recebe o Botafogo, segundo colocado da Série B, no Independência

Por Thiago Nogueira
Publicado em 12 de outubro de 2021 | 05:00
 
 
 
normal

A boa vitória sobre o líder Coritiba, na última sexta-feira (8), na capital paranaense, deu novo ânimo ao Cruzeiro que, mesmo com remotas chances de acesso, tem a missão de provar nesta terça-feira (12), diante do vice-líder Botafogo, no Horto, que dá para embalar na Série B do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 21h30 para a partida da 30ª rodada.

A Raposa é a 12ª na tabela, com 38 pontos, a dez pontos do Goiás, o primeiro do G-4, com 48. Adversário da noite, a equipe carioca é a segunda colocada, com 51 pontos.

Seja no Mineirão, Arena do Jacaré ou no próprio Independência, o Cruzeiro desperdiçou muitos pontos em casa na competição. O aproveitamento de 45% é é o quinto pior entre os mandantes. Foram apenas quatro vitórias, com sete empates e três derrotas.

A opção pelo Horto nas últimas partidas se deve à abertura gradual dos estádios ao público no pós-pandemia pandemia, aliado a questões de custo operacional da partida.

O Departamento de matemática da UFMG dá apenas 0,34% de chance de acesso ao Cruzeiro, percentual semelhante à probabilidade de queda à Série C (0,77%). O Cruzeiro tem oito pontos a mais que o Londrina, o primeiro do Z-4. Se a estatística mostra que o time tende a ficar no meio da tabela, o período, por sua vez, servirá para avaliar o elenco pra a temporada 2022.

Escalações

O técnico Vanderlei Luxemburgo não vai poder contar com o zagueiro Ramon e o volante Ariel Cabral, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. O defensor é titular e deve ser substituído por Léo Santos ou Rhodolfo. Cabral é reserva. Um titular importante que é dúvida é o atacante Bruno José, que deixou o último jogo com dores no tornozelo direito.

Felipe Augusto e Keké são as opções. Wellington Nem e Marcinho estão no departamento médico. O ataque celeste deve seguir com o garoto Thiago de centroavante, já que Marcelo Moreno está servindo a seleção boliviana mais uma vez. O lateral-direito Norberto treinou nesta segunda (10), mas Rômulo vem ocupando o lado do campo mesmo tendo Raul Cáceres á disposição.

No Botafogo, o técnico Enderson Moreira, que dirigiu o Cruzeiro no ano passado, terá o retorno dos laterais Daniel Borges e Carlinhos. No mais, é deve ser o mesmo time que venceu o CRB na última rodada.

Fica técnica

Cruzeiro x Botafogo

Motivo: 30ª rodada da Série B

Estádio: Independência, em Belo Horizonte

Horário: 21h30

Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)

VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)

Transmissão: Rádio Super 91,7 FM, Globo e Premiere

Cruzeiro

Fábio; Rômulo (Raul Cáceres), Léo Santos (Rhodolfo), Eduardo Brock e Matheus Pereira; Adriano, Lucas Ventura, Giovanni, Vitor Leque, Bruno José (Felipe Augusto ou Keké) e Thiago. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Botafogo

Diego Loureiro; Daniel Borges, Carli, Kanu e Carlinhos; Barreto, Oyama, Chay, Marco Antônio, Warley e Navarro. Técnico: Enderson Moreira

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!