Dia de Raposa

Cruzeiro x Vasco: onde ver, possíveis times, arbitragem e tudo sobre o jogo

Gigantes que já fizeram até final da Série A se enfrentam em outra realidade, mas com momentos adversos bem similares e muito o que provar

Por Josias Pereira
Publicado em 24 de junho de 2021 | 06:00
 
 
 
normal

Cruzeiro e Vasco da Gama. Dois clubes com uma história gigante no futebol brasileiro, mas que amargam uma fase angustiante, bastidores em ebulição, dívidas, críticas e até mesmo se 'abraçam' em certos pontos, como a passagem de um mesmo diretor de futebol, no caso André Mazzuco, que hoje está no Santos. O cenário de hoje, quando se encontram às 21h30, no Mineirão, é bem diferente das grandes glórias que o confronto já proporcionou, como a decisão do Campeonato Brasileiro de 1974, vencida pelo time cruz-maltino. O 100º jogo entre mineiros e cariocas será na Série B, a sexta rodada de um torneio onde os altos e baixos se acumulam para ambos. 

O Vasco ainda está um pouco melhor. Vem de uma vitória imponente sobre o CRB por 3 a 0 e ainda está nas oitavas de final da Copa do Brasil. Mas a 'panela de pressão' da Colina a qualquer momento pode voltar a cozinhar jogadores e o técnico Marcelo Cabo. Por isso, o duelo se desenha como importantíssimo, mesmo que precoce, e também perigoso para o Cruzeiro. A Raposa está no Z-4, com quatro pontos e vem em uma 'corrida maluca' para se cercar de reforços. Inclusive já vai contar com um entre os relacionados de hoje: o lateral-direito Norberto. 

Vencer o Vasco também significaria a primeira vitória do Cruzeiro em casa na atual Série B. Todos os pontos foram conquistados com Mozart no comando, mas ainda falta se estabelecer dentro do Mineirão. E, historicamente, o time sempre se impôs jogando no Gigante da Pampulha contra os vascaínos. Foram 37 jogos no Mineirão. A Raposa ganhou 18 deles, empatou 14 e perdeu cinco, com 64 gols marcados e 37 sofridos.  

Os tempos são outros, mas não tiram a responsabilidade de ambos na defesa de duas camisas pesadas do futebol brasileiro. É o entendimento de Felipe Augusto, atacante que vem sendo utilizado como ala e pode figurar mais uma vez entre os titulares. 

"É um duelo grande, de duas equipes grandes, que têm a responsabilidade de fazer um bom campeonato para voltar à Série A. Acho que vai ser um jogo bom, disputado, de repente, um jogo mais jogado", declarou. "A gente vem fazendo bons jogos desde que o professor Mozart chegou. Acho que quinta-feira (hoje) se a gente continuar com a mesma dedicação, temos tudo para sair vitoriosos", completou Felipe Augusto. 

Baixas e voltas 

O Cruzeiro não vai contar com o zagueiro Eduardo Brock, que reclamou de dor muscular na última semana. A Raposa também tem o desfalque do garoto Weverton, expulso na derrota para o Operário. O paraguaio Cáceres, no entanto, recuperado da covid-19, retorna ao time, que ainda conta com a primeira aparição de Norberto entre os relacionados. 

O Vasco, por sua vez, não poderá contar com o goleiro Vanderlei e com o volante Romulo, que testaram positivo para a Covid-19. O volante Michel será poupado. 

FICHA TÉCNICA

Cruzeiro x Vasco

Motivo: 6ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2021

Horário: 21h30

Local: Mineirão, em Belo Horizonte

Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (CBF-SP)

Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (CBF-SP) e Herman Brumel Vani (CBF-SP)

Transmissão: Rádio Super 91.7 FM, Globo, SporTV e Premiere

Cruzeiro

Fábio; Joseph, Ramon e Paulo; Cáceres, Matheus Barbosa, Rômulo e Felipe Augusto; Bruno José, Marcinho e Rafael Sobis. Técnico: Mozart Santos 

Vasco 

Lucão; Zeca, Ernando, Leandro Castan e Riquelme; Andrey, Bruno Gomes, MT e Morato; Marquinhos Gabriel e Cano. Técnico: Marcelo Cabo

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!