Reforço do Cruzeiro para a temporada, o atacante Edu conquistou a torcida rapidamente com o faro de gol. O jogador, que balançou as redes seis vezes, já superou as artilharias do clube das últimas temporadas. Com apenas 10 jogos pelo clube e um longo ano pela frente, o atacante celeste já fez mais gols do que Matheus Barbosa e Rafael Sóbis.

Peça fundamental no elenco de Paulo Pezzolano e um dos nomes em que a torcida deposita confiança no acesso à Série A nesta temporada, Edu marcou pela última vez no jogo contra o Tuntum, pela Copa do Brasil. O Cruzeiro goleou o time maranhense por 5 a 0 e o jogador balançou as redes duas vezes. 

Vice-artilheiro do Campeonato Mineiro com seis gols - Hulk é o maior goleador do Estadual e Edu está empatado com João Diogo, da Caldense, Rafhael Lucas, do Athletic e Ciel, do Tombense -, Edu foi poupado por Pezzolano na última rodada da primeira fase, que levou a campo um time misto. O atacante celeste fez falta na partida, mas já se prepara para as partidas da semifinal. 

Na temporada passada, Matheus Barbosa foi o artilheiro do Cruzeiro com sete gols marcados. O jogador precisou de 27 partidas pela Raposa para conseguir chegar a esta marca, quase o triplo de jogos de Edu, que marcou mais. Matheus atuou pelo Cruzeiro até o meio da temporada, quando foi transferido ao Atlético-GO. 

Em 2020, o Cruzeiro teve Rafael Sóbis como principal goleador. O atacante que pendurou as chuteiras na temporada passada, marcou seis gols pelo clube em 16 partidas. Sóbis chegou à Raposa já no fim do ano, em novembro, e jogou pelo clube três meses da temporada.

Naquele ano, por causa da paralisação do futebol no Brasil pelo pandemia, a temporada terminou no início de 2021. Já em 2019, o grande artilheiro do Cruzeiro foi Fred, hoje no Fluminense, com 21 gols.