A edição da Copa do Brasil de 2018 é a 29ª do torneio, que teve início em 1989. Nas outras 28 anteriores, apenas quatro clubes conseguiram reverter a vantagem do primeiro jogo e conseguiram conquistar o caneco. Trata-se de um histórico animador para o Cruzeiro, que venceu o embate de ida, no Mineirão, por 1 a 0. A Raposa pode ser tornar também um dos poucos que venceram os dois jogos, situação que se repetiu apenas três vezes até o momento.
A primeira vez que um time conseguiu se recuperar de um revés na primeira partida foi o Internacional, no ano de 1992. O Colorado perdeu o confronto com o Fluminense, por 2 a 1, no Rio, mas venceu a volta, em casa, por 1 a 0 e, como havia o critério do gol qualificado fora, foi o campeão.
A história voltou a se repetir em 1998, desta vez com o Palmeiras. A Raposa venceu o embate de ida por 1 a 0, no Mineirão, com um gol marcado por Fábio Júnior. O alviverde deu o troco em São Paulo, fez 2 a 0, com Paulo Nunes e Oséas, e ficou com o caneco.
Uma equipe só voltou a se recuperar de derrota no duelo de ida dez anos depois, em 2008, com o Sport. Os pernambucanos saíram derrotados pelo Corinthians, por 3 a 1, no Morumbi. Mas o Leão deu o troco em casa, venceu por 2 a 0, e foi o campeão.
Essa situação ocorreu novamente com o Palmeiras, em 2015. O Porco perdeu para o Santos na Vila Belmiro, por 1 a 0. No embate de volta, no Allianz Parque, o alviverde venceu por 2 a 1 (não tinha mais o gol qualificado), e a decisão foi para os pênaltis. Os palmeirenses ficaram com o caneco após vencer por 4 a 3.
Caso vença o Corinthians, em São Paulo, o Cruzeiro pode se tornar o quatro clube na história a triunfar nas duas partidas da decisão. O primeiro foi o Corinthians, em 1995. O clube venceu o Grêmio, em casa, por 2 a 1, e triunfou fora por 1 a 0. O Flamengo, em 2006, derrotou duas vezes o Vasco, ambas no Maracanã: por 2 a 0 e 1 a 0. O Atlético fez o mesmo com o Cruzeiro, em 2014. Bateu o maior rival por 2 a 0, no Independência, e venceu por 1 a 0 no Mineirão.