Incidentes do clássico

Em novo julgamento, TJD mantém pena e Cruzeiro perde dois mandos de campo

Julgado por incidentes no clássico com Atlético, Cruzeiro perde dois mandos de campo para o Mineiro 2024; nesta quarta (29), clube pode ser punido por outras infrações

Por O Tempo Sports
Publicado em 29 de março de 2023 | 08:54
 
 
 
normal

O Cruzeiro terá mesmo que cumprir dois jogos de perda de campo no Campeonato Mineiro de 2024: no final da noite desta terça-feira (28), o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de Minas Gerais manteve a punição ao clube celeste pelos incidentes registrados no Independência, durante o clássico com o Atlético, ainda pela primeira fase do Estadual.

Além da perda de mando de campo, o Cruzeiro também terá de pagar multa de R$ 20 mil. Essa já havia sido a punição no julgamento em primeira instância.

Após ter pedido de efeito suspensivo negado, o time celeste entrou com recurso, visando diminuir a pena. A Procuradoria também entrou com recurso, mas solicitando o aumento da punição. No novo julgamento, nesta terça (28), as punições iniciais foram mantidas.

Durante o clássico, a partida teve que ser interrompida ao menos quatro vezes em função de arremessos de bombas e/ou objetos no gramado.

Na súmula, a arbitragem relatou o arremesso de copos plásticos, pilhas, isqueiros e também o lançamento de uma boma próximo a área onde estava o goleiro Rafael Cabral, do Cruzeiro, vindo de arquibancada ocupada pela China Azul.

Como era o mandante da partida, o Cruzeiro é responsável por qualquer tipo de 'perturbação' que ocorra durante a partida.

MAIS JULGAMENTO

E o time celeste ainda pode receber mais punições por problemas envolvendo postura da torcida. Na noite desta quarta-feira (29), o Cruzeiro será julgado mais duas vezes: por arremessos de objetos no campo durante jogo contra a Caldense (em Poços) e contra o América (na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas).

Em relação ao duelo com o América, a pena máxima prevista é de perda de dez mandos de campo. Como é "reincidente", o clube corre risco de pegar uma punição até maior do que a do julgamento desta terça (28). Já no caso registrado em Poços, o clube deve ser apenas multado. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!