Belo Horizonte

Ex-presidente do Cruzeiro, Felício Brandi é homenageado em muro do Barro Preto

Morte do considerado maior gestor da história do clube completará 20 anos

Por Gabriel Moraes
Publicado em 23 de fevereiro de 2024 | 09:39
 
 
 
normal

O muro do Parque Esportivo do Barro Preto, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, ganhou mais um grafite em homenagem a uma pessoa que está marcada nas "páginas heroicas e imortais" do Cruzeiro. Considerado o maior presidente da história do clube, Felício Brandi recebeu um agraciamento pela torcida no local.

A morte de Brandi completará 20 anos neste sábado (24/2). Ele nos deixou aos 76 anos, após sofrer um infarto enquanto passava o Carnaval em Campinas – seu velório aconteceu no ginásio poliesportivo do clube.

Brandi ficou no cargo durante aproximadamente 22 anos, entre 1961 e 1982. Visionário, ele ficou conhecido por mudar o patamar do Cruzeiro, ao aumentar exponencialmente o número de torcedores; construir o primeiro Centro de Treinamento de times de futebol do Brasil (Toca da Raposa I); e conquistar diversos títulos importantes.

Entre as conquistas esportivas, estão a Taça Brasil de 1966, a Copa Libertadores de 1976 e 10 Campeonatos Mineiros. Em 2020, a Toca I mudou de nome para homenageá-lo: Centro de Formação Felício Brandi.

"Ele é o maior presidente da história do Cruzeiro. Então fizemos essa homenagem. O Núcleo de Pesquisa do Cruzeiro se reuniu e resolveu colocar essa ideia em prática e fechar com o grafiteiro para realizar essa arte", disse o professor e pesquisador cruzeirense Fábio Militão.

No muro do clube do Barro Preto, que pertence à associação do Cruzeiro, também já foram eternizados outras personalidades, como os torcedores Salomé e Pablito e o ex-jogador Guerino Isoni, primeiro jogador a vestir a camisa 10 da equipe estrelada.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!