'Bruzeiro'?

Milagre diferente: por Cruzeiro na Série B, até colorado torce pelo Grêmio

Em péssima fase, Cruzeiro não tem paz e consegue fazer algo impensável em Porto Alegre

Por Gabriel Pazini
Publicado em 05 de dezembro de 2019 | 16:26
 
 
 
normal

PORTO ALEGRE. Escuridão. Temor. Desilusão. Um reflexo da péssima fase de um gigante lutando contra um rebaixamento inédito e uma mancha em suas páginas heroicas e imortais? Um aviso de que o pior está por vir e a China Azul vai viver um dia que jamais imaginou viver em uma história repleta de glórias e conquistas? Ou nada disso?

A foto acima registra a nuvem que está sobre o hotel em que o Cruzeiro está hospedado em Porto Alegre, onde vai encarar o Grêmio em um jogo vital, nesta noite, às 19h15 (de Brasília). Para os mais supersticiosos, isso não costuma ser um bom sinal.

Dentro de campo, as expectativas também não são das melhores. Atualmente na zona de rebaixamento, o Cruzeiro depende "apenas" das próprias forças para escapar da Série B. Se vencer o Grêmio nesta noite, deixará o Z-4 e vai depender somente de si na última rodada, no domingo (8), contra o Palmeiras, no Mineirão, para encerrar a agonia de sua torcida e evitar que um pesadelo se torne realidade.

No entanto, como acreditar em um time que, com desempenho pífio e resultados ainda piores, perdeu os últimos três jogos, não vence há sete, só triunfou três vezes nos últimos 19 jogos e marcou apenas um gol nos últimos seis? Ainda mais enfrentando uma das melhores equipes do Brasil fora de casa? Tudo bem que o Grêmio já está garantido na fase de grupos da próxima Copa Libertadores e apenas cumpre tabela, mas o técnico Renato Gaúcho e seus jogadores prometeram jogar com tudo para bater a Raposa e se despedir de sua torcida na temporada com vitória e festa.

Pode-se dizer que o Cruzeiro tenta um milagre nesta noite diante da fase horrível da equipe e pelo adversário que tem pela frente. Não sabemos se esse milagre virá, mas a Raposa já conseguiu um milagre diferente, daqueles que não gostaria de realizar, antes mesmo de a bola rolar.

Rivais de Porto Alegre, Grêmio e Internacional protagonizam uma das maiores rivalidades não só do Rio Grande do Sul e do Brasil, mas de todo o continente. É impensável imaginar um colorado torcendo pelo Tricolor, certo? Bom... Para ver o Cruzeiro na Série B e menos um clube no seleto grupo dos que nunca foram rebaixados, tem gente que abre uma exceção...

É o caso de Luiz Amilton, torcedor do Inter, que viu seu time deixar o grupo e ser rebaixado em 2016. Agora, ele torce pelo rival nesta noite porque deseja ver a Raposa disputando a segunda divisão como o seu Colorado. Ele quer ver o Cruzeiro virar 'Bruzeiro'.

"O Grêmio caiu duas vezes, então já virou 'BBrêmio' aqui em Porto Alegre. Depois que caímos, viramos o 'BInter'. Hoje vou fazer o que não devo, cometer esse pecado, e torcer pelo 'BBrêmio', porque quero ver o Cruzeiro na Série B. Tem que acabar esse negócio de times que nunca jogaram a Série B", brinca, em conversa com o Super.FC.

O clima em toda Porto Alegre, aliás, é esse. Gremistas e até colorados querem a vitória do Grêmio nesta noite visando a queda inédita do Cruzeiro. São poucos os torcedores do Inter que, conversando com a reportagem, disseram que estão neutros ou vão torcer contra o rival.

O Cruzeiro, porém, parece um pouco alheio ao que acontece na cidade gaúcha. A reportagem do Super.FC não viu qualquer tipo de manifestação de torcedores celestes  ou gremistas nas proximidades do hotel em que a Raposa está hospedada, até pelo fato de a equipe estar em um local mais afastado, em um dos grandes corredores de Porto Alegre e próximo da Arena do Grêmio.

Apesar de toda a pressão para vencer, do clima que envolve a partida e de o Cruzeiro tentar fazer um milagre no Rio Grande do Sul, o clima no "hotel estrelado" é de tranquilidade e isolamento. Resta ver se a calmaria será vista em campo e o time de Adilson Batista conseguirá o "milagre" que deseja ou se é apenas uma tranquilidade antes do caos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!