Brasileirão

Mirando a liderança, Cruzeiro pega o Santos para começar bem sequência 'caseira'

Em busca da 3ª vitória seguida, Cruzeiro recebe o Santos, no Independência, no primeiro dos quatro jogos que fará em BH pela Série A; se vencer, pode dormir até na liderança

Por Frederico Teixeira
Publicado em 06 de maio de 2023 | 06:00
 
 
 
normal

No embalo de três vitórias consecutivas, o Cruzeiro encara o Santos, neste sábado (6), às 16h, no Independência, pela 4ª rodada da Série A do Brasileiro, para manter a boa fase, começar com o pé direito a sequência de quatro partidas 'caseiras' e até mesmo 'dormir' na liderança.

Além do duelo deste tarde com o Santos, o Cruzeiro enfrentará na sequência, pelo Brasileirão, Fluminense, América e Cuiabá. No clássico estadual, o mando de campo é do Coelho, mas o fato da partida ser em BH é vista no clube como um fator positivo. 

No momento, o Cruzeiro está em 6º lugar no Brasileirão, com 6 pontos. Como o líder Botafogo, que tem 9, só entra em campo domingo (7) para enfrentar o Atlético, a Raposa pode até terminar o dia na liderança da competição, já que, em caso de vitória sobre o Santos, ultrapassará o alvinegro carioca no saldo de gols.

Entretanto, mesmo que o Independência esteja lotado mais uma vez, com a China Azul já tenho adquirido mais de 20 mil ingressos para a partida, os jogadores do Cruzeiro projetam um duelo complicado em campo.

No grupo, o discurso é de respeito total ao Santos, que na última rodada venceu o América por 3 a 2. Apesar disso, a confiança em mais uma vitória é grande.

"A gente teve um início de brasileiro muito produtivo, com duas vitórias em três jogos. A gente tem que manter essa sequência, criar essa 'gordura' de ponto no início da competição, porque em determinado momento a gente pode oscilar, como qualquer outra equipe. É manter essa essa fase de vitória, de confiança e conexão com torcedor, que tem tem nos ajudado muito", diz o volante Ramiro, que deve ser mais uma vez titular ao lado de Richard no meio campo celeste.

A tendência é que Pepa mantenha a mesma equipe que vinha atuando nas últimas partidas. A única dúvida é se Nikão, que não vem tendo boas apresentações, será mantido entre os titulares. Bilu aparece como opção mais provável para formar o trio ofensivo ao lado de Gilberto e Bruno Rodrigues.

A novidade em relação ao duelo com o Red Bull Bragantino (3 a 0, fora de casa), será o retorno do zagueiro Lucas Oliveira, que cumpriu suspensão. O setor defensivo tem sido um dos pontos altos da equipe, que não sofreu gols nas últimas três partidas (uma delas diante do Náutico, pela Copa do Brasil).

"O grupo entendeu uma coisa que é muito importante; que a nossa defesa começa no ataque. Então, quando todo mundo se ajuda assim, o mérito não é só da parte defensiva, é da equipe toda, que tem feito um trabalho muito bom nos jogos", analisou o lateral direito William.


Do outro lado

Mesmo vindo de vitória sobre o América na última rodada, o Santos ainda convive com desconfiança de sua própria torcida. O técnico Odair Hellmann tem sido muito criticado, por não conseguir uma sequência de resultados positivos.

No Paulistão, o time não se classificou nem mesmo para as quartas de final da competição. Na Sul-Americana, o time também vem de derrota para o Newell's Old Boys.

Para complicar a situação, Odair Hellmann tem problemas para escalar o time que enfrentará o Cruzeiro. Velho conhecido do futebol mineiro, o zagueiro Eduardo Bauermann foi expulso já nos acréscimos da partida contra o América e terá que cumprir suspensão, assim como o volante Dodi, que recebeu o terceiro cartão amarelo.

O treinador não confirma, mas a tendência é que Joaquim fique com a vaga na zaga e Camanho entre no meio campo.
 

Ficha Técnica

CRUZEIRO X SANTOS

Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard, Ramiro e Mateus Vital; Nikão, Gilberto e Bruno Rodrigues. Técnico: Pepa.

Santos
João Paulo; Nathan, Messias, Joaquim e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Camacho e Lucas Lima; Daniel Ruiz, Marcos Leonardo e Mendoza. Técnico: Odair Hellmann

Motivo: quarta rodada Brasileirão'2023
Local: Independência, em Belo Horizonte
Horário: 16h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Corrêa e Michael Correia (RJ)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Transmissão: Rádio Super 91.7FM e Premiere

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!