Aos 98 anos

Morre Nogueirinha, jogador que defendeu Palestra Itália e Cruzeiro

O ex-jogador era o último a ter atuado pelo Palestra Itália antes da mudança para Cruzeiro em decorrência da determinação do governo durante a 2ª Guerra Mundial

Por Josias Pereira
Publicado em 10 de janeiro de 2019 | 11:38
 
 
 
normal

Faleceu na noite dessa quarta-feira, em Belo Horizonte, Nogueirinha, aos 98 anos, até então o último ex-jogador vivo a ter atuado pelo Palestra Itália antes da mudança para Cruzeiro em decorrência da determinação do governo durante a Segunda Guerra Mundial. Nogueirinha defendeu as cores da Raposa entre os anos de 1940 e 1947, sempre atuando com a lendária camisa 7. 

Um exímio atleta, ele também esteve presente no primeiro jogo como Cruzeiro e também quando o tradicional escudo com a constelação foi incorporado ao uniforme azul e branco. 

Seus feitos foram recordados pelo clube no ano passado, quando Nogueirinha foi convidado pela diretoria para dar o pontapé inicial no duelo que colocou frente a frente a equipe master do Cruzeiro e o time campeão da Tríplice Coroa, no Mineirão. 

João Nogueira Júnior, o famoso Nogueirinha, nasceu no dia 9 de julho de 1920, em Três Corações. Com as camisas de Palestra e Cruzeiro, o habilidoso ponta disputou 157 partidas,  marcou 49 gols e conquistou quatro títulos mineiros (1940, 1943, 1944 e 1945). Seu último registro foi uma reportagem exibida na TV Globo no dia 3 da janeiro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!