O Cruzeiro anunciou na manhã desta terça-feira (14/11) que o treinador do time principal neste restante de Série A do Campeonato Brasileiro será Paulo Autuori, de 67 anos. Ele já trabalha na Toca da Raposa atualmente, mas como diretor técnico.
VÍDEO: Autuori no Cruzeiro
Segundo nota oficial do clube, o profissional, após "debates e análises", aceitou a solicitação da diretoria para assumir a equipe de forma interina. Fernando Seabra, técnico do sub-20 e que estava comandando os treinos no profissional, continuará na comissão, assim como Vinicius Rovaris, auxiliar fixo.
"O objetivo é que o clube mantenha o seu alinhamento operacional interno e concentre todas as forças e energias para os próximos seis jogos da competição", informou. Próximos compromissos serão decisivos para a continuidade do clube na primeira divisão nacional.
Enquete: você aprova Paulo Autuori como técnico do Cruzeiro? Vote
Programação
A partir desta terça, o elenco celeste, visando mais tranquilidade e fugir da pressão de Belo Horizonte, treinará na cidade de Itu, no interior de São Paulo. De lá, a equipe partirá para o Nordeste, onde pega o Fortaleza, no sábado (18/11), às 18h30.
Depois, os duelos serão diante de Vasco da Gama (casa), Goiás (fora), Athletico (casa), Botafogo (fora) e Palmeiras (casa). Na zona de rebaixamento e com 37 pontos, equipe necessita de aproximadamente mais oito em 18 possíveis para aniquilar as chances de disputar mais uma Série B, em 2024.
Histórico
Experiente no futebol brasileiro e internacional, Paulo Autuori voltou ao Cruzeiro no início de agosto deste ano para o cargo de diretor técnico, sendo responsável por desenvolver a metodologia de trabalho do clube. Posição era ocupada por Paulo André, que ainda faz parte da gestão de Ronaldo Nazário.
Ele estava no Atlético Nacional, da Colômbia, e voltou para o Brasil com a intenção de não ficar mais à beira do gramado, como aconteceu no Goiás e no Internacional recentemente. No final de agosto, quando o português Pepa foi demitido, a cúpula estrelada tentou convencê-lo a ser o treinador, pelo menos interinamente, mas ele recusou.
Sem muitas opções no mercado, Zé Ricardo veio, mas durou apenas 10 jogos. Agora, intenção é tentar 'salvar' o ano do clube e ajudar a planejar a próxima temporada, com outro técnico.