Um dos princípios que rege um time campeão é a manutenção de um projeto. Se o Cruzeiro se gaba da conquista de quatro títulos nacionais na atual década, muito desse sucesso passa pela sequência de peças que cresceram junto com o time. Em 2019, a Raposa entra em sua quinta temporada com quase um time de remanescentes da conquista do bicampeonato brasileiro.
Apesar da imprevisibilidade do mercado e as negociações que ainda se desenrolam nos bastidores, a Raposa possui atualmente oito frutos daquele time vitorioso em suas trincheiras. São eles: os goleiros Fábio e Rafael, o lateral-esquerdo Egídio, os zagueiros Léo, Dedé e Manoel, além dos volantes Henrique e Lucas Silva, este último com vínculo de empréstimo até o meio do ano.
O grande líder em estatísticas deste grupo é justamente o goleiro Fábio, que aos 38 anos, é o jogador que mais vestiu a camisa do Cruzeiro em toda a história, com 807 jogos, e 11 títulos.
Destaca-se também o setor defensivo do elenco cruzeirense, que mantém praticamente uma estrutura montada por Marcelo Oliveira e que teve a parceria de Dedé e Léo solidificada com o retorno de Egídio.
No meio-campo, Henrique, capitão do Cruzeiro, é também um dos mais veteranos do elenco e conhece o ambiente do grupo como poucos. Com 458 jogos pela Raposa, Henrique, de 33 anos, conquistou nove canecos pelo time.
Lucas Silva foi uma das grandes revelações do time bicampeão brasileiro, lhe rendendo inclusive uma transferência milionária para o Real Madrid, clube que detém seu passe. Manoel, apesar de não ter vivido boa fase neste ano, chegou ao clube em 2014 e foi fundamental para o crescimento defensivo daquela equipe. Completa ainda a sequência Rafael, de 29 anos, que fez sua estreia com a camisa do Cruzeiro em 2008, justamente o período em que o time começava a ser montada por Adilson Batista, que trouxe para a Raposa o volanre Henrique.
Foram e voltaram
Destes oito jogadores, os únicos que saíram e voltaram ao time foram Egídio e Lucas Silva. O lateral transferiu-se em 2015 para o Dnipro, da Ucrânia, mas ficou apenas três meses no Leste Europeu, retornando ao Brasil para defender o Palmeiras. Em 2018, Egídio voltou ao Cruzeiro após fim de contrato com o clube paulista.
Lucas Silva, comprado pelo Real em 2015, voltou ao Cruzeiro, por empréstimo, no ano passado. O vínculo foi novamente estendido pelas partes, com o jogador permanecendo no clube até o meio do ano que vem.