Grupo R9

Ronaldo muda estrutura, e Paulo André focará no Cruzeiro; entenda função

Ex-jogador assume cargo de diretor global, e mudará sua base de Valladolid, na Espanha, para Belo Horizonte

Por Gabriel Moraes e Dimara Oliveira
Publicado em 26 de fevereiro de 2024 | 14:46
 
 
 
normal

O Real Valladolid, da Espanha, clube cujo dono é Ronaldo, anunciou nesta segunda-feira (26/2) o retorno do brasileiro Bruno Mazziotti, agora, como gerente global de futebol. Com isso, Paulo André, que possui cargo de confiança de Fenômeno em seu grupo (R9), concentrará os seus esforços no Cruzeiro.

Função

Agora com o posto de diretor global, Paulo André será o responsável por garantir a visão estratégica esportiva da empresa, dando autonomia aos diretores de futebol e definindo os objetivos esportivos, operacionais e financeiros, conforme a estratégia e a capacidade orçamentária apresentada por cada um dos CEOs, tanto de Cruzeiro (Gabriel Lima), quanto do Valladolid (Matthieu Fenaert).

Apesar de cuidar das duas agremiações e possuir um cargo superior, sua base mudará da Europa para o Brasil. Dessa forma, os integrantes preferiram contratar uma pessoa que cuide do dia a dia dos espanhóis, garantindo a implantação da estratégia – Mazziotti já trabalhou nas duas equipes, mas era focado na performance esportiva.

Nas últimas semanas, Paulo André, até então intitulado conselheiro da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste, já participava mais do dia a dia do clube. Ele faz parte do Valladolid e do grupo formado por Ronaldo desde junho de 2021.

Naquele ano, liderou a reestruturação estratégica e organizacional na Diretoria de Futebol do time espanhol, atuando como diretor de Estratégia Esportiva. Em janeiro de 2022, assim que Ronaldo comprou a Raposa, ele foi convidado a fazer o mesmo no clube brasileiro, onde foi jogador.

Até então, Paulo André atuava pela gestão global estratégica de ambos os clubes. Conforme a Diretoria de Comunicação do Cruzeiro, agora, ele terá mais autoridade na Toca da Raposa.

Carreira

Enquanto jogador, Paulo André Cren Benini, hoje com 40 anos, começou sua carreira no Guarani, de Campinas, sua cidade natal. Depois, teve passagens por clubes como o próprio Cruzeiro, Athletico e Corinthians, onde foi campeão brasileiro, da Libertadores e do Mundial de Clubes.

Pela Raposa, o zagueiro atuou na temporada de 2015, quando disputou 31 jogos. Após encerrar a carreira, se dedicou aos estudos para se tornar gestor esportivo – além do curso de Administração, possui pós-graduação em Gestão do Esporte, dentre outros.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!