Duelos da terceira fase

'Secador' ajuda e Cruzeiro fica no pote mais forte do sorteio da Copa do Brasil

Com eliminação de favoritos, Cruzeiro fica no pote mais forte do sorteio da Copa do Brasil e escapa de pegar adversário de mais peso em sua estreia no torneio

Por O Tempo Sports
Publicado em 16 de março de 2023 | 09:15
 
 
 
normal

O 'secador' ligado pela torcida do Cruzeiro deu resultado positivo na Copa do Brasil: com a eliminação na noite desta quarta-feira (15) de equipes então consideradas favoritas, o time celeste ficará no pote mais forte do sorteio que definirá os confrontos da terceira fase da competição.

Desta forma, ao menos em teoria, escapa de enfrentar adversários mais tradicionais logo em sua estreia. Por ter sido o campeão da Série B, o Cruzeiro, maior vencedor da Copa do Brasil, com seis títulos, tinha o direito a entrar direto na terceira fase do torneio.

A definição dos potes do sorteio é feita de acordo com a posição das equipes no ranking da CBF. Como o Cruzeiro no momento ocupa o 18º lugar, precisava de que ao menos dois clubes que estão na sua frente fossem eliminados. O que de fato acabou acontecendo.

Após empate em 1 a 1 no tempo normal, o Ceará (14º no ranking) foi eliminado pelo Ituano nos pênaltis. Situação igual a do Atlético-GO (13º no ranking), batido pelo Volta Redonda também nas penalidades.

Mais três partidas definem nesta quinta (16) os últimos classificados à próxima fase da competição. Em Porto Alegre, o Grêmio (11º no ranking) encara o Ferroviário-CE (54º); No Rio de Janeiro, o Vasco (22º) mede forças com o ABC (44º) e, em Maceió, o CSA-AL (28º) enfrenta o Brusque-SC (41º);

Diferentemente da primeira e segunda fases da Copa do Brasil, realizadas em jogo único, haverá partidas de ida e volta na terceira fase. E quem avançar embolsará uma premiação de R$ 2,1 milhões.

O pote mais forte do sorteio da Copa do Brasil conta com as equipes brasileiras que representam o país na Libertadores.

Por enquanto, além do Cruzeiro, o pote mais forte do sorteio da Copa do Brasil também conta com as seguintes equipes: Flamengo, Palmeiras, Athletico-PR, Atlético, Fluminense, Fortaleza, Corinthians, Internacional, São Paulo, Santos, América, Bahia e Botafogo.

Caso Grêmio e Vasco vençam seus confrontos nesta quinta (16) também entram no pote mais forte. Se forem eliminados, a 'vaga' fica com Sport e Coritiba. 

Com essa 'pendência' sobre Sport e Coritiba, as equipes que já estão garantidas no pote 2 do sorteio são CRB, Náutico, Remo, Tombense,  Brasil de Pelotas, Paysandu, Ituano, Botafogo de Ribeirão Preto, Volta Redonda, Ypiranga de Erechim, Nova Iguaçu, Maringá-PR e Águia de Marabá.

Caso avançem nos duelos de hoje, CSA, Brusque, ABC e Ferroviário entram no pote 2. CSA e Brusque fazem um confronto direto.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!