Caricatura

Torcedores fazem homenagem a cruzeirenses que morreram durante a Série B

Quatro amigos se uniram para pensar em uma maneira de acolher a dor das famílias de torcedores-símbolos, cruzeirenses que respiravam futebol

Por Paula Coura
Publicado em 30 de setembro de 2022 | 05:00
 
 
 
normal

Uma homenagem aos torcedores que morreram durante as três temporadas do Cruzeiro na Série B. Essa era a intenção de quatro amigos, que se uniram para pensar em uma maneira de acolher a dor das famílias de torcedores-símbolos, cruzeirenses que respiravam futebol. O projeto saiu do papel em cores e formas: uma ilustração, com a presença dos rostos conhecidos da China Azul, mas que representam cada um que se foi nesse período de quase três anos. 

Salomé, Pablito e Neuber Soares são os torcedores que dão o tom da homenagem, pensada e idealizada em detalhes pelos também cruzeirenses Filipe Ikis, Marcelo Santana, Ana Gabriela e Renata Mucelli. “A ideia veio do Marcelo Santana, conhecido como Colt, e falamos com ele dessa homenagem aos nossos amigos que se foram. E a intenção é homenagear a todos eles na imagem desses três”, contou Ikis. 

A homenagem foi, inclusive, postada no perfil do Cruzeiro. Veja:

 

Depois, o caminho era escolher a pessoa certa para colocar as ideias no papel. Foi aí que os quatro se uniram em uma campanha para arrecadar fundos para idealizar o trabalho. Ao todo, 39 pessoas contribuíram de alguma forma, e, assim, foi possível que 50 impressões da arte ficassem prontas. “

Vamos enviar também cada impressão para os familiares de Salomé, Pablito e Neuber para eles terem como lembrança essa homenagem. Graças a Deus caiu muito no gosto da torcida, o pessoal adorou a homenagem e agora a gente vai correr atrás de levar as impressões também a quem doou’”, explicou Filipe Ikis. 

Cada impressão será autografada pelo autor da caricatura, Felipe Soares, que já fez diversos outros trabalhos envolvendo a torcida do Cruzeiro. O técnico Paulo Pezzolano e o atacante Edu já viraram telas caricatas nas mãos de Felipe.

Mão estendida

A homenagem também teve como objetivo ajudar o influencer João Paulo, o "Big". Ele é influencer e criou o "Canal do Zeiro". Morador de Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas. Quando o Cruzeiro caiu para a Série B, prometeu só voltar para a sua cidade quando o clube voltasse para a Série A novamente. 

"Ele veio para cá e arrumou um estúdio e começou a fazer o "Canal do Zeiro" de lá para ajudar o Cruzeiro nessa fase que ele estava. O Neuber ajudava ele também e faziam o programa na hora do almoço. E depois o Noticioso fechou, o estúdio fechou na pandemia. O que foi um baque para o Big", contou Ikis.

Mas, com ajuda dos amigos e da noiva, João Paulo conseguiu continuar gravando o programa e hoje já é um querido da China Azul. "Ele tem um coração muito grande e passou várias barras. Então, essa homenagem também é para ajudá-lo", finalizou Ikis. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!