Mercado

Treinador estrangeiro deve seguir no radar do Cruzeiro para 2024

Ronaldo, dono da SAF, é um defensor da metodologia dos técnicos estrangeiros no futebol do Brasil

Por Paula Coura
Publicado em 14 de dezembro de 2023 | 12:55
 
 
 
normal

O Cruzeiro segue no mercado em busca de um treinador para 2024. E os nomes de técnicos estrangeiros estão sempre surgindo entre as opções desde que Ronaldo assumiu a SAF estrelada.

Ao todo, dois treinadores gringos (Paulo Pezzolano e Pepa) já passaram pela Toca da Raposa em menos de dois anos, e nome do argentino Fernando Gago, especulado também à época que o português Pepa deixou a Raposa, voltou a ganhar os holofotes nos últimos dias.

Nos bastidores, há quem garante que Ronaldo dá seu toque pessoal no comando do Cruzeiro. Usa também sua experiência enquanto jogador na gestão da SAF. Nessa perspectiva, o nome de um comandante estrangeiro à frente do clube é visto com bons olhos pelo patrão, já que o ex-jogador aprova essa contribuição do exterior no futebol brasileiro.  

“Eles (técnicos estrangeiros) estão, na minha opinião, melhor preparado que os brasileiros. Sei que vou ser criticado por isso, muita gente vai achar que eu não tenho patriotismo, que eu prefiro estrangeiro, mas não. É o negócio. É o futebol, futebol é isso. Você tem que contratar os melhores. E hoje não é que não tenha. Tem brasileiro preparado, mas passa a ser uma coisa muito cara também”, comentou o ex-jogador ao podcast Mano a Mano. 

Antes disso, Ronaldo já havia dado outra declaração em apoio aos treinadores estrangeiros, inclusive na seleção brasileira.

“Não sustento o tabu de que o estrangeiro não pode contribuir com o futebol brasileiro. Temos grandes exemplos no Brasil, inclusive o meu treinador no Cruzeiro é uruguaio (Paulo Pezzolano)”, argumentou Ronaldo em entrevista à imprensa em Doha, no Catar, à época da Copa do Mundo de 2022. 

Em todo o tempo que atuou nos gramados, inclusive, Ronaldo foi mais vezes comandado por técnicos estrangeiros do que brasileiros, já que construiu sua carreira vestindo as camisas de PSV, Barcelona, Real Madrid, Inter de Milão e Milan, sob a batuta de nomes como Carlo Ancelotti, Gigi Simoni, Vicente del Bosque e outros. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!