Não dá mais!

Últimos 5 jogos do Cruzeiro em casa tiveram relatos de objetos atirados no campo

Clube já tem punições a cumprir no Campeonato Mineiro de 2024

Por Gabriel Moraes
Publicado em 11 de maio de 2023 | 20:27
 
 
 
normal

Os pedidos do Cruzeiro para a torcida não atirar objetos no campo de jogo são em vão. Nas últimas cinco partidas do time atuando como mandante, a arbitragem relatou diversos casos desse ato ilícito, que podem gerar punições severas ao clube.

Na partida diante do Fluminense, nessa quarta-feira (11/5), no Mineirão, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza (Fifa/SP) citou na súmula três situações desse tipo: 

  • "No término do primeiro tempo, ao nos dirigirmos ao vestiário, foram arremessados pela torcida do Cruzeiro pedras de gelo na direção da arbitragem. Informo que os integrantes da arbitragem não foram atingidos;
  • Aos 8 minutos do segundo tempo, após o gol da equipe do Fluminense, a torcida do Cruzeiro, atrás do gol sofrido, arremessou copos para dentro do gramado em direção aos jogadores que estavam comemorando;
  • Aos 35 minutos do segundo tempo, foi necessário solicitar ao policiamento para se posicionar próximo ao banco do Fluminense, pois a torcida do Cruzeiro estava arremessando copos nessa direção".

Os profissionais também relataram fatos semelhantes nos jogos contra o Santos, Náutico, Grêmio e América, todos na Arena Independência. Contra a equipe pernambucana, pela Copa do Brasil, até sinalizador, o que pode ferir um atleta, foi jogado dentro das quatro linhas.

"Cumpro informar que em dois momentos do jogo foram atirados objetos no campo. Aos 10 minutos do 2º tempo, após gol do Cruzeiro, foram atirados um sinalizador próximo ao banco de reservas da equipe do Náutico dentro do campo e vários copos vindos da torcida. Fato este que voltou a acontecer aos 45 minutos do 2º tempo após outro gol da mesma equipe, quando vários copos foram arremessados em campo. Cumpro informar que os objetos atirados não atingiram ninguém", disse o juiz.

Pena a ser cumprida

Devido a esses fatos, que aconteceram em outras partidas do Campeonato Mineiro, a Raposa foi punida com duas perdas de mando de campo, que deverão ser cumpridas em 2024. Além disso, o primeiro duelo em casa no próximo estadual, apenas mulheres e crianças poderão entrar no estádio.

O clube deverá ser denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido aos incidentes — ainda não há julgamentos marcados. Se perder mando em competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a equipe não pode atuar a menos de 100 km de sua sede, ou seja, não poderia jogar em estádios como o Mineirão, Independência e Arena do Jacaré.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!