De tirar o fôlego

Volta do Cruzeiro será de 'vida ou morte' e recuperação após punição na Série B

Em pouco mais de um mês, clube passará pelas três competições que disputa em jogos decisivos e início de jornada pelo acesso; veja sequência

Por Josias Pereira
Publicado em 14 de julho de 2020 | 07:30
 
 
 
normal

A retomada do futebol para o Cruzeiro vai reservar uma maratona de jogos decisivos intercalados por um início de Série B do Campeonato Brasileiro, torneio que dentro das circunstâncias é o principal alvo da Raposa. O torcedor está com saudades do clube. E ele que se prepare porque o time de Enderson Moreira já retomará suas atividades no 'paredão'. Caso avance até a final do Mineiro, por exemplo, o time celeste poderá ter pela frente 13 jogos, incluindo um clássico contra o América posterior a uma decisão contra o CRB por uma vaga na quarta fase da Copa do Brasil. Tudo isso em um espaço de pouco mais de um mês. 

Essa sequência exigirá do Cruzeiro ainda deslocamentos, não só interestaduais, mas também regionais. Ainda não há uma garantia por parte da prefeitura de Belo Horizonte quanto a realização de jogos na capital devido à pandemia do novo coronavírus. 

Primeiro, o Mineiro

Logo de cara, o Cruzeiro terá dois jogos importantíssimos no Mineiro. Na quinta posição atualmente, o clube jamais ficou fora da fase final desde a introdução de uma primeira fase classificatória com jogos únicos. Para classificar, o time terá que superar a URT, em seus domínios, e depois ir até Poços de Caldas com a missão de superar a Caldense, a atual quarta colocada e grande rival da Raposa com 17 pontos, três  a mais que o Cruzeiro. 

Fase final com estreia no Brasileiro 

Caso avance à reta decisiva do Mineiro, o Cruzeiro vai dividir suas atenções com a estreia do Campeonato Brasileiro. As datas das semifinais, com jogos de ida e volta, estão marcadas para os dias 2 de agosto (domingo), ida, e 5 de agosto, volta, Dois ou três dias depois, no dia 7 ou 8 de agosto, o Cruzeiro abre sua jornada na Série B do Brasileiro diante do Botafogo, de Ribeirão Preto, como mandante. Vale lembrar que o time azul ingressa sua campanha no torneio tendo que correr atrás dos seis pontos perdidos devido a uma penalização imposta pela Fifa. 

A possibilidade de uma decisão do Mineiro colocará o Cruzeiro em estado de espera junto à Federação Mineira, uma vez que um encontro para decidir as datas para a definição do título serão decididas  em uma reunião no dia 6 de agosto. Mas uma coisa é fato, até o jogo contra o CRB, no dia 26, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil, Enderson Moreira e seus comandados terão já garantidos quatro jogos, sendo dois em casa e dois fora pela Série B. 

Vale tudo contra o CRB 

O que pode ser a terceira decisão do Cruzeiro em um mês será contra o CRB. No jogo da ida, dentro do Mineirão, o clube perdeu para o time alagoano por 2 a 0, a primeira vitória do CRB sobre a Raposa na história. Fora de casa, no estádio Rei Pelé, o Cruzeiro tentará inverter o resultado negativo. Caso repita o placar do 2 a 0 conquistado em 2006, quando superou o CRB pela segunda rodada da Copa do Brasil daquela edição, a partida será decidida nos pênaltis. Uma vitória por três gols garante o Cruzeiro na próxima fase, algo que fará o clube embolsar mais R$ 2 milhões em premiações. 

A Raposa há quatro edições de Copa do Brasil não sabe o que é ser eliminada de forma tão precoce. Sempre figurou entre os quatro primeiros, conquistando dois títulos. 

Uma volta de clássico

Depois de encarar o CRB, a tabela da Série B reserva ao Cruzeiro o primeiro clássico contra o América no torneio. O mando é da Raposa. 

Veja abaixo a sequência do Cruzeiro

- DIA 26 DE JULHO ENCARA A URT, NO MINEIRÃO

- DIA 29 DE JULHO, QUARTA-FEIRA, ENCARA A CALDENSE, EM POÇOS 

- CASO DE CLASSIFICAÇÃO À FASE FINAL DO MINEIRO 

- SEMIFINAIS MARCADAS PARA OS DIAS 2 E 5 DE AGOSTO 

- FINAIS IDA E VOLTA SERÃO DEFINIDAS APÓS O DIA 6 DE AGOSTO 

INÍCIO DO BRASILEIRO DA SÉRIE B

- DIA 7 OU 8 DE AGOSTO, BOTAFOGO DE RIBEIRÃO PRETO, EM CASA

- DIA 11 DE AGOSTO, GUARANI, FORA DE CASA

- DIA 14 OU 15 DE AGOSTO, FIGUEIRENSE, FORA DE CASA

- DIA 18 DE AGOSTO, CHAPECOENSE, EM CASA

- DIA 21 OU 22 DE AGOSTO, CONFIANÇA, FORA DE CASA

A DECISÃO PELA COPA DO BRASIL

- DIA 26 DE AGOSTO, ENCARA O CRB, EM ALAGOAS, COPA DO BRASIL 

RETOMADA DE CLÁSSICO

- DIA 25 (IMPOSSIBILIDADE PELO JOGO DA COPA DO BRASIL), 28 OU 29 DE AGOSTO, ENCARA O AMÉRICA, CRUZEIRO É O MANDANTE 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!