Vice-campeão do Módulo II no ano passado, o Tupynambás Futebol Clube volta a disputar a elite do futebol mineiro depois de 48 anos. A equipe de Juiz de Fora, que será comandada na competição pelo experiente técnico Felipe Surian, campeão brasileiro da Série D pelo Volta Redonda-RJ em 2016, tem como destaques o goleiro João Paulo, o zagueiro Marcelinho, os volantes Marcel e Léo Salino e os atacantes Ademilson e Eraldo.
Fundado em 1911, o Tupynambás voltou as atividades em 2007, quando contava no elenco com o experiente atacante Euller (ex-América) e não conseguiu o acesso. Em 2016, com a venda do lateral-direito Danilo para o Real Madrid, o clube de Juiz de Fora retornou ao futebol profissional para a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, que equivale à terceira divisão do estado.
“Temos os pés no chão e sabemos que o principal objetivo é deixar o Tupynambás na primeira divisão. Mas, conseguimos reunir um grupo com bons jogadores e na medida que a competição for se desenvolvendo poderemos buscar objetivos maiores, como a classificação para a fase de quartas de final”, afirmou o técnico Felipe Surian, que no futebol mineiro trabalhou também no Tupi, Caldense, Villa Nova e Uberlândia.
Responsável por lançar Felipe Surian no Tupi, em 2013, o diretor de futebol do Tupynambás, Alberto Simão é um dos grandes responsáveis pela montagem da equipe que vai disputar o Estadual. Com grande experiência no futebol, o dirigente destacou, durante a apresentação do elenco, que o clube não poderá errar se quiser fazer uma boa campanha e se manter na elite estadual.
“Temos 11 jogos por fazer na fase classificatória e o Estadual não te permite errar. Optamos por mesclar o grupo com jogadores mais jovens e outros mais experientes. Tenho certeza de que este elenco vai nos ajudar bastante nesta campanha”, declarou Alberto Simão. O Tupynambás estreia no estadual fora de casa, contra o Villa Nova.
Destaque- Ademilson- 44 anos
"Sabemos das dificuldades, mas o nosso grande objetivo é de chegar, pelo menos, na semifinal. Os grandes candidatos ao título são Atlético, Cruzeiro e América, mas queremos muito poder fazer história e garantir, quem sabe o título de campeão mineiro do interior e uma vaga na Série D"
ELENCO
Goleiros: Bruno, João Paulo e Renan Rinaldi
Laterais: Paulinho, Anderson e Lucas Hipólito
Zagueiros: Adriano, Halisson e Marcelinho
Volantes: Leandro Salino, Guilherme, Gustavo Crecci, Marcel e Léo Salino
Meias: Filipinho, Geovani, João Emanuel, Lucas Pires (emprestado pelo Atlético) e Victor Emiliano (emprestado pelo América)
Atacantes: Ademilson, Eraldo, Igor Soares, Kristian, Matheus Pimenta, Richard, Vanger e Vitinho
FICHA TÉCNICA
Clube: Tupynambás Futebol Clube
Fundação: 15 de agosto de 1911
Cidade: Juiz de Fora
Estádio: Mário Helênio
Capacidade: 31.863 pessoas
Presidente: Jorge de Aguiar Dias
Técnico: Felipe Surian
Títulos: Campeonato Mineiro Segunda Divisão de 2016, vice-campeão do Módulo II de 2018