Em Poços de Caldas, o críquete tem conquistado cada vez mais adeptos. O interesse pelo esporte, inclusive, supera outras práticas já que faz parte do currículo de 52 escolas públicas locais e serve de base para os treinos das seleções brasileiras masculina e feminina. Na última terça-feira, 1 de outubro, a cidade no Sul de Minas reinaugurou o Centro de Treinamento da modalidade. O local é um ponto-chave do Projeto Cricket Brasil e tem foco na preparação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028. 

O CT, apoiado pelo Oval Cricket Relief Trust, serve de base para as seleções masculina e feminina do Brasil e ampliará a visibilidade dos projetos da federação. Matt Featherstone, presidente da Confederação Brasileira de Críquete, destacou o papel do centro na melhoria do desempenho do Brasil em competições internacionais. "Hoje, a Confederação tem mais estrutura para buscar melhores resultados nos rankings mundiais e competições internacionais", afirmou.

Diferente de muitas outras modalidades esportivas do país, o críquete é destaque entre as mulheres. Além disso, o naipe feminino conta com mais visibilidade e resultados mais expressivos. Carol Nascimento, capitã da Seleção Brasileira Feminina de Cricket, falou sobre o desenvolvimento do esporte no Brasil. “É um imenso orgulho ser capitã da seleção brasileira de Cricket, especialmente em um momento tão significativo para o esporte no Brasil. O Cricket tem crescido cada vez mais no país, conquistando novos adeptos e espaço no cenário esportivo. Sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente, mas com muita dedicação e trabalho, estamos confiantes de que podemos subir no ranking mundial. Acredito profundamente no potencial da nossa equipe e na paixão que todos nós temos pelo jogo. Juntos, estamos construindo uma trajetória de sucesso, levando o Brasil a novos patamares no cenário internacional do Cricket.", disse.

Phoebe Graham comentou sobre sua experiência durante a visita. "Ver 600 crianças jogando críquete no Brasil foi surpreendente e emocionante. É uma chance única para muitos jovens que não têm essas oportunidades em outros lugares", observou.

Sobre o Críquete

O críquete é um esporte de bola e taco que começou no sul da Inglaterra em 1566. Onze jogadores de cada lado disputam em uma área retangular no centro do campo, onde a bola, feita de cortiça e couro, pode chegar a 150 km/h. As partidas hoje duram de 2 a 5 horas, bem menos que os jogos históricos que podiam durar até dez dias.

Com a inclusão do críquete nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028, o esporte ganhou novo impulso no Brasil, despertando o interesse de jovens atletas pelo Projeto Cricket Brasil.