As ondas que "quebram" na foz do Rio Doce, localizada na vila de Regência, em Linhares, no Norte do Espírito Santo, serão protegidas por lei. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal do município e aguarda sanção do prefeito.

De acordo com responsáveis pelo Projeto Habitat, a lei tem como base os Direitos da Natureza, modalidade jurídica reconhecida pela ONU e mobilizada no Brasil. Além disso, reconhece o direito da onda de continuar quebrando perfeita na foz do Rio Doce. Após o rompimento da barragem de Brumadinho, localizado no Vale do Paraopeba, em Minas Gerais, o afluxo ficou adormecido por quase oito anos. Desta forma, o decreto a fortalece a luta pela conservação de todos os fatores ecológicos responsáveis pela qualidade da onda.


Onda é a primeira com direitos reconhecidos no Brasil

Segundo o teólogo Hauley Valim, o projeto de lei, de autoria do vereador Professor Antônio César (União), tornam as ondas do Rio Doce especialmente protegidas, competindo ao Poder Público e à coletividade respeitar, proteger e conservar a integridade e a identidade da onda, além dos elementos que a tornam única.

Hauley, que também é surfista e morador da vila de Regência, é um dos personagens da série "Habitat em Ameaça", que será exibida no Canal Off e no Globoplay. O programa coloca a natureza como protagonista e tenta resgatar um olhar de cuidado com o meio ambiente em cidades afetadas por desastres naturais no Brasil.