Atletas do Minas Tênis Clube conquistaram o ouro no revezamento 4x100m medley feminino durante o Troféu José Finkel de Natação 2024, realizado no sábado (17 de agosto) em Florianópolis, Santa Catarina. A competição, que é classificatório para o Mundial de Budapeste, é considerada a segunda mais importante do calendário nacional. Além da vitória no revezamento, a equipe minastenista também conquistou outras sete medalhas na competição, que ocorreu na piscina do Jurerê Sport Clube.

Na prova do revezamento 4x100m medley feminino, o time do Minas venceu com o tempo de 4m01s73. Seguido pelo Pinheiros em segundo e a  Unisanta em terceiro Giovanna Diamante, uma das campeãs da prova, expressou sua alegria: "Estou muito feliz em representar o Minas e levar a medalha de ouro. Esta é uma equipe muito unida e eu fico muito emocionada com essa conquista."

No masculino, a vitória foi do Pinheiros, em segundo lugar ficou o time do Minas Tênis Clube e completando o pódio ficou a equipe da Unisanta na terceira colocação. 

Na prova dos 100m costas, Guilherme Basseto foi o melhor com o tempo de 50s68. O nadador do Minas, Nicolas Albiero, conquistou a prata com 51s62, enquanto Pedro Motta (Unisanta) e Pedro Souza (Flamengo) empataram na terceira colocação com 52s14. No feminino, Julia Goes (SESI-SP) venceu com 59s51, Maria Pessanha (Pinheiros) ficou com a prata (59s81), e Fernanda Goeij (Minas) terminou em terceiro lugar com 1min00s26. 

"Estou muito feliz de ser campeão brasileiro mais uma vez. Este final de ciclo olímpico tem sido puxado, com muito tempo viajando fora de casa, mas é isso, temos que dar o máximo sempre e estou muito feliz com o resultado", contou Basseto.

Além das medalhas, Letícia Romão e Delfina Dini, do Minas, conquistaram índices para o Mundial de Piscina Curta nos 1.500m livre, que será disputado no final do ano na Hungria.

Nos 800m livre masculino, a prova contou com três séries, duas pela manhã e uma à tarde. João Pierre (Fluminense) foi o melhor da prova com 7min45s92. Eduardo Moraes (Minas) conquistou a prata com 7min47s17, e Guilherme Costa (que nadou pela manhã) ficou com o bronze em 7min48s26.

Na prova dos 1.500m livre, que também contou com três séries, a finalista olímpica Beatriz Dizotti (Unisanta) nadou abaixo do índice para o Mundial de piscina curta e venceu com o tempo de 15min53s25. A segunda colocada foi Letícia Romão (Minas Tênis Clube), e o bronze foi dividido entre Delfina Dini (Minas Tênis Clube) e Júlia Rodrigues (Corinthians), com Júlia Rodrigues sendo a terceira melhor brasileira com 16min36s13.

Minas fatura o bronze no Troféu José Finkel

Minas é terceiro colocado no Troféu José Finkel (Foto: Satiro Sodré/Minas tênis Clube)

 

No Troféu José Finkel, os atletas do Minas garantiram a terceira colocação geral com 1.989,00 pontos. O Esporte Clube Pinheiros foi o grande campeão com 2.385,50 pontos, seguido pelo Unisanta com 2.134,50 pontos.

Com o resultado, a equipe Paulista garantiu o tricampeonato consecutivo no torneio, que ganhou também em 2022 e 2023. Na história, o Pinheiros soma, agora, 18 conquistas.

Veja quais atletas do Minas conquistaram índices para o Mundial de piscina curta:

  • Eduardo Moraes - 400m livre
  • Fernando Scheffer - 200m livre
  • Nicolas Albiero - 200m costas e 200m borboleta 
  • Letícia Romão - 400m livre e 1.500m livre
  • Delfina Dini (argentina) - 1.500m livre