No dia em que completa 29 anos, o mesatenista Hugo Calderano vai reencontrar o francês Felix Lebrun, rival da final do ano passado, em mais uma decisão na chave simples masculina do WTT Star Contender de Liubliana, na Eslovênia. A disputa do ouro no simples masculino será às 13h (de Brasília), com transmissão do Sportv e da Cazé TV. ➡️ Clique para assistir no Sportv | ATUALIZAÇÃO: Os jogadores aguardam o horário da decisão.

➡️ Não deu para a dupla: Calderano e Takahashi perdem e ficam com a prata na Eslovênia

Para chegar à decisão, Calderano venceu de virada o irmão do finalista, Alexis Lebrun, por 3 sets a 2, com parciais de 11/13, 11/13, 11/8, 11/8 e 11/6. A partida começou equilibrada, mas o brasileiro perdeu os dois primeiros sets por 13/11, sendo que em um deles, chegou a ter um set point. Sabendo que teria que lutar para que o domingo tivesse duas decisões pela frente, a de simples masculino além da de duplas mistas, já garantida, Calderano acertou a concentração e não deu chances para o rival no terceiro e quarto sets, vencendo ambos por 11/8. O francês sentiu a reação do brasileiro e se desconcentrou no quinto set, vencido po 11 a 6 por Calderano.

Calderano e Takahashi ficam com a prata

Também na manhã deste domingo, ele e sua parceira e namorada, Bruna Takahashi, a dupla "Calderashi", foram derrotados por 3 sets a 0 na final da categoria duplas mistas para os sul-coreanos Jonghoon Lim e Yubin Shin, cabeças-de-chave número 1 do torneio. Foi a primeira vez dos dois em uma decisão juntos. 

A competição na Eslovênia foi a quarta disputada pela parceria, retomada após os Jogos Olímpicos de Paris 2024, e o Lance! lista abaixo o retrospecto da dupla nos torneios internacionais.

Hugo Calderano (BRA) x Alexis Lebrun (FRA), semifinal do WTT Star Contender da Eslovênia (reprodução Cazé TV)
Hugo Calderano (BRA) vence Alexis Lebrun (FRA), semifinal do WTT Star Contender da Eslovênia (reprodução Cazé TV)

Pan-Americano de Tênis de Mesa

O primeiro compromisso pós-olímpico da dupla e casal, chamado carinhosamente de "Calderashi" pelos fãs do esporte, foi o Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa, que aconteceu em El Salvador, em outubro de 2024. Na ocasião, Calderano e Takahashi ficaram com a medalha de prata após perder a decisão para outra Giulia Takahashi, irmã de Bruna, em parceria com Guilherme Teodoro.

Smash de Singapura

Em 2025, a dupla iniciou a temporada com o Grand Smash de Singapura, um dos principais torneios do circuito internacional, de nível comparável aos Grand Slams do tênis. A competição aconteceu em fevereiro deste ano e a dupla brasileira caiu nas oitavas de final, quando foi superada pelos japoneses Miwa Harimoto e Sora Matsushima.

Mundial de Tênis de Mesa

Hugo Calderano e Bruna Takahashi voltaram a atuar em dupla no Mundial de Tênis de Mesa de Doha, em maio deste ano. Os dois acabaram eliminados na segunda rodada da competição, após enfrentar a dupla chinesa campeã olímpica, formada por Wang Chuqin e Sun Yingsha.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Hugo Calderano (BRA) x Alexis Lebrun (FRA), semifinal do WTT Star Contender da Eslovênia (reprodução Cazé TV)
Hugo Calderano (BRA) x Alexis Lebrun (FRA), semifinal do WTT Star Contender da Eslovênia (reprodução Cazé TV)