Nesta segunda-feira (23), é comemorado tradicionalmente o Dia Olímpico e o Dia Nacional do Esporte, e grandes nomes brasileiros aproveitaram a data para se mobilizar por mudanças na Lei de Incentivo ao Esporte. A manifestação foi feita por meio de ofício enviado ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

➡️Kirsty Coventry toma posse como presidente do COI em Lausanne

Entre as reivindicações do texto está a transformação da Lei em permanente, já que no modelo atual, ela precisa ser renovada a cada cinco anos. Mais de 5500 pessoas e organizações assinaram o texto, incluindo grandes personalidades do esporte brasileiro, como os treinadores das seleções brasileiras de vôlei, José Roberto Guimarães e Bernardinho, as ex-jogadoras de basquete Hortência Marcari e Magic Paula, e os ex-nadadores Joanna Maranhão, Poliana Okimoto e Daniel Dias.

O documento também foi encaminhado ao Ministro do Esporte André Fufuca, ao Presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta, aos líderes partidários da Câmara e aos membros da Comissão Especial do PLP 234/24, que dispõe sobre a Lei de Incentivo ao Esporte. Além da permanência da Lei, o texto também reivindica a destinação de mais recursos.

— Atualmente, a lei está garantida somente até o fim de 2027. Ou seja, além de ainda não ser permanente, ela tem data para acabar. Estamos falando da principal política de fomento ao esporte no país, que transforma a vida de milhões de brasileiros. Se a Lei de Incentivo ao Esporte deixar de existir, milhares de projetos sociais vão encerrar suas atividades - disse Ana Moser, medalhista olímpica, ex-Ministra do Esporte e presidente da organização Atletas pelo Brasil.

Gabi Guimarães defende Lei de Incentivo ao Esporte

Principal jogadora da Seleção Brasileira de vôlei feminino, a ponteira Gabi Guimarães também se manifestou sobre o assunto e saiu em defesa da Lei de Incentivo ao Esporte, durante audiência pública promovida no dia 11 de junho, na Câmara dos Deputados.

Gabi Guimarães cobrou melhorias da Lei
Gabi Guimarães cobrou melhorias da Lei (Foto: Alexandre Loureiro/ COB)

— Sou fruto de projeto de Lei de Incentivo ao Esporte e, se não fosse isso, não estaria representando a seleção brasileira, tendo a oportunidade de atuar no exterior e conquistar tantos títulos na Europa. Então, este é um assunto que acompanhamos, ficamos em cima, e esperamos que a lei ganhe cada vez mais força - declarou.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte